Governo dos Açores reforça apoio às associações humanitárias de bombeiros

O Secretário Regional da Saúde anunciou que a comparticipação mensal atribuída às associações de bombeiros por via do serviço de transporte urgente terrestre de doentes será reforçada em 10%, com efeitos a 1 de julho deste ano.

“Só nesta componente, e com este aumento de 10% que vamos introduzir através de uma resolução que vai ser aprovada em Conselho de Governo, o investimento do Governo dos Açores atingirá o montante anual de 3,4 milhões de euros, distribuídos por todas as associações de bombeiros voluntários da Região”, sublinhou Rui Luís.

O Secretário Regional realçou também a relevância do novo modelo de financiamento das associações humanitárias de bombeiros voluntários.

“Como sabem, foi constituído um grupo de trabalho com diversas entidades que têm responsabilidades ao nível da Proteção Civil, entre as quais a Federação de Bombeiros e a Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores, que está a desenvolver o seu trabalho e esperamos que, em breve, se possa chegar a um bom ponto de equilíbrio relativamente a esta matéria”, acrescentou.

Rui Luís recordou o plano de investimentos em infraestruturas, nesta legislatura, na área da Proteção Civil, que ascende a cerca de sete milhões de euros.

Este plano inclui a remodelação e a ampliação das instalações das associações de bombeiros voluntários de Santa Maria e de Santa Cruz das Flores, já concluídas, a remodelação e ampliação do quartel das Lajes do Pico, que está a decorrer, assim como a construção de raiz do quartel de bombeiros da Povoação, que arrancará em breve.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário