Governo dos Açores lança iniciativa para promover produtos da pesca emblemáticos de cada ilha

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia apresentou, recentemente, a iniciativa ‘Pesca na Ilha’, que pretende “promover os produtos da pesca mais icónicos de cada ilha”, aproveitando as festividades de cada um dos concelhos dos Açores.

Gui Menezes salientou que esta iniciativa tem como objetivo valorizar determinados produtos da pesca, “lançando ideias para novas formas de os confecionar”, mas também “dar outro entendimento do que é a pesca, valorizando esta atividade, que é muito importante na Região e que necessita de ser melhor compreendida”.

Gui Menezes lembrou ainda que, até ao final do ano, estão abertas candidaturas ao regime de apoio à comercialização dos produtos da pesca e da aquacultura, cofinanciados pelo FEAMP, no âmbito do Programa Operacional MAR 2020, que permite que as associações do setor submetam projetos, por exemplo, para ‘branding’ e empacotamento de produtos da pesca.

A iniciativa ‘Pesca na Ilha’, promovida pela Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional das Pescas, envolve toda a fileira da pesca, desde pescadores e armadores, a investigadores, gestores e comerciantes, bem como o setor da restauração.

A iniciativa ‘Pesca na Ilha’  decorreu em São Jorge, no decorrer do Festival de Julho, no concelho da Calheta. O próximo evento vai realizar-se, em agosto, na Graciosa, sendo que os produtos em destaque serão o peixe seco e as algas.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário