Governo dos Açores inicia terça-feira visita estatutária à ilha de Santa Maria

O Governo dos Açores inicia esta terça-feira a visita estatutária à ilha de Santa Maria, durante a qual Vasco Cordeiro vai presidir ao lançamento da primeira pedra da obra de reabilitação do Cinema do Aeroporto e inaugurar o Polo de Vila do Porto do Museu de Santa Maria e o Centro de Atividades de Tempos Livres da Santa Casa da Misericórdia, na Malbusca.

Durante esta visita, o Presidente do Governo vai também visitar os trabalhos que estão a decorrer para proteção da orla costeira na zona da Maia e presidir à apresentação do projeto de beneficiação do Caminho do Facho, além de assistir a uma sessão do projeto ‘Aprender a Socorrer’.

Esta visita estatutária inclui ainda, como acontece desde o início da anterior legislatura, um período em que os membros do Governo dos Açores estão disponíveis para receber os Marienses que lhes pretendam colocar diretamente as suas questões, numa iniciativa que tem como objetivo o reforço da política de proximidade com os Açorianos.

O Governo dos Açores chega a Santa Maria ao início do dia de terça-feira e, a meio da manhã, Vasco Cordeiro preside à cerimónia de lançamento da primeira pedra da empreitada de reabilitação do Cinema do Aeroporto, um investimento superior a quatro milhões de euros integrado no âmbito da requalificação do património histórico desta ilha.

Ao princípio da tarde, o Presidente do Governo inaugura o Centro de Atividades de Tempos Livres da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Porto, com capacidade para duas dezenas de crianças, assistindo depois a uma sessão do projeto ‘Aprender a Socorrer’, uma iniciativa dirigida aos idosos que frequentam os centros de convívio da Região que visa informar sobre atitudes e comportamentos a seguir em situações de emergência.

Este primeiro dia termina com a habitual reunião do Executivo açoriano com o Conselho de Ilha, a que se seguirá a reunião do Conselho do Governo.

Na quarta-feira, ao princípio da manhã, Vasco Cordeiro preside à apresentação do projeto de beneficiação do Caminho do Facho, que vai melhorar os acessos a cerca de três dezenas de explorações agrícolas de Santa Maria, e visita depois os trabalhos de proteção costeira do troço situado a norte do Porto de Pescas da Maia.

Durante a tarde, o Presidente do Governo preside à inauguração do Polo de Vila do Porto do Museu de Santa Maria, que é dedicado ao tema ‘A primeira ilha’, numa referência ao facto desta ilha ter sido a primeira do arquipélago a ser descoberta e povoada.

O programa desta visita estatutária inclui ainda, como habitualmente, visitas dos membros do Governo a diversos investimentos em curso na ilha, além de reuniões com várias entidades de Santa Maria.

A entrega de uma viatura para o Serviço de Apoio Domiciliário do Recolhimento de Santa Maria Madalena, a autorização de apoios para a reabilitação de habitação degradada, que vão beneficiar cerca de uma dezena de famílias marienses, e a assinatura de um protocolo com a associação Salvaterra são algumas das iniciativas incluídas no programa desta visita, que também prevê uma ação de monitorização da ‘Estrelinha de Santa Maria’, tendo em vista a elaboração de um plano de ação para a conservação desta ave, que é a mais pequena da Europa.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário