Governo dos Açores garante antecipação de pagamentos de ajudas do POSEI em relação ao calendário inicial

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas anunciou que será antecipado o pagamento dos valores remanescentes de algumas ajudas do POSEI 2018 em relação ao calendário inicial, uma decisão que, no entender de João Ponte, “vai permitir melhorar, nesta altura, a tesouraria das explorações agrícolas”.

O governante avançou, como exemplo, que serão adiantados para 28 de fevereiro as segundas prestações dos prémios aos produtores de ovinos e caprinos, que inicialmente seriam pagos em junho, bem como as ajudas aos produtores de ananases, que seriam pagas em abril.

No caso das ajudas aos produtores de tabaco e aos produtores de culturas tradicionais, o pagamento será feito numa única vez, quando o que estava previamente definido era os pagamentos decorrerem em duas fases, sendo que, desta forma, “cerca de 3.000 agricultores irão beneficiar desta medida, estando em causa o pagamento de 1,7 milhões de euros”, frisou João Ponte.

O titular da pasta da Agricultura adiantou ainda que, a 29 de março, sucederá a mesma antecipação dos pagamentos de segundas prestações, mas desta vez para o prémio à vaca aleitante e a ajuda aos produtores de culturas arvenses, sendo que a ajuda ao escoamento de jovens bovinos dos Açores será paga integralmente.

Aos agricultores graciosenses o Secretário Regional anunciou também que as candidaturas aos apoios no âmbito do programa POSEI 2019 decorrem até 15 de maio.

O governante destacou que, este ano, foi criada uma ajuda ao transporte entre as ilhas de jovens bovinos para produtores de Santa Maria, Graciosa, Flores e Corvo que exportem animais para abate em São Miguel, Terceira, Faial e Pico, por forma a incentivar o abate dos animais na Região, com evidentes mais valias para a economia açoriana.

João Ponte apontou também as majorações que foram feitas para o modo de produção biológico e a isenção de rateio no prémio à vaca leiteira, para os primeiros 150 mil litros de leite de cada exploração, medidas que o Governo dos Açores considera muito positivas para os agricultores.

DL/Gacs

 

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário