O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia disse, em Ponta Delgada, que “as tecnologias da informação e comunicação podem melhorar a qualidade de vida dos alunos portadores de deficiência, esbatendo diferenças e facilitando a sua integração na escola e na sociedade”.
Fausto Brito e Abreu falava durante uma visita à Escola Secundária Antero de Quental, em que também esteve presente o Secretário Regional da Educação e Cultura, onde anunciou a abertura de um concurso para apoiar as escolas públicas da Região na aquisição de equipamentos e de software na área das tecnologias da informação e comunicação para pessoas portadoras de deficiência.
Fausto Brito e Abreu referiu ainda que esta medida, integrada na Agenda Digital e Tecnológica dos Açores, “contribui para melhorar a qualidade do serviço prestado nas escolas a jovens com deficiência”.
Por sua vez, o Secretário Regional da Educação e Cultura realçou a importância da escola inclusiva, que classificou como “um avanço civilizacional” que se ficou a dever ao “labor de muitos homens e em diversas gerações”.
Avelino Meneses considerou, por isso, que o concurso hoje anunciado “é extraordinariamente importante, porque vai colocar dentro da escola mais mecanismos para abater a diferença, para acentuar a igualdade”.
Este concurso, realizado no âmbito do programa PRO-SCIENTIA, prevê um investimento total de 50 mil euros e destina-se a escolas públicas da Região que pretendam adquirir equipamentos informáticos, incluindo periféricos adaptados e software específico, para alunos com deficiências motoras, mentais, visuais e auditivas ou com multideficiência.
As escolas interessadas podem candidatar-se a estes apoios do Governo Regional a partir de segunda-feira, 9 de fevereiro, e até 6 de março, através do portal http://idia.azores.gov.pt.
DL/Gacs
Os leitores são a força do nosso jornal
Subscreva, apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.
Deixe uma resposta