Governo dos Açores assinala em todas as ilhas os Dias Europeus do Artesanato

A Vice-Presidência do Governo, através do Centro Regional de Apoio ao Artesanato (CRAA), vai assinalar de 1 a 7 de abril os Dias Europeus do Artesanato, em todas as ilhas do arquipélago dos Açores.

Neste período, decorrem por toda a Europa várias atividades não só destinadas à promoção do Artesanato, mas também às pessoas que trabalham para a preservação das técnicas tradicionais e para a renovação do património etnográfico de cada país.

Uma vez que a temática definida para os Dias Europeus 2019 é “Artesanato, uma Identidade Territorial”, o CRAA vai realizar, em todas as ilhas do arquipélago, atividades no âmbito do Raízes – Projeto Pedagógico do Artesanato dos Açores, em articulação com os artesãos locais, valorizando e divulgando as áreas artesanais típicas e representativas dos Açores, junto das camadas mais jovens.

Em paralelo, irá decorrer o Mercado Urbano de Artesanato (MUA), de 4 a 7 de abril, nas cidades de Ponta Delgada e Angra do Heroísmo, que irá incluir diversas áreas artesanais das mais tradicionais às mais contemporâneas.

No MUA de Ponta Delgada, que decorre no lado norte da Matriz, vão estar presentes empresas artesanais de Kalinam, Jeremias Tavares – A Arte de trabalhar o Vidro, Randall e Gladwin, Quintal dos Açores, Casa da Mata – Maria João Silveira, Ana Baade, A Sementinha, InnOvare – Ondina Vieira de S. Miguel, e ainda, Mariana Mendonça de Santa Maria.

Em Angra do Heroísmo, o MUA está presente na Praça Velha, com as empresas artesanais de José Silveira, Aida Barbosa, Maria do Carmo Lima, Veronica Lima, Sandra Laranjo, Susana Almeida, Francisco Rocha, Cooperativa de Artesanato do Ramo Grande, da Terceira, e ainda, Azulejos da Ponta da Ilha – Isabelle Clerc do Pico.

Durante a realização destes mercados terão também lugar, em Angra do Heroísmo, o workshop em Bordados e, em Ponta Delgada os workshops de bijuteria em fibras naturais (folha de milho, espadana e dragoeiro) e em basalto.

Os mercados urbanos podem ser visitados de 4 a 7 de abril, das 10h00 às 18h00.

Os interessados em participar nos workshops, poderão efetuar a sua inscrição em Ponta Delgada através do telefone 296 309 100 e do endereço de correio eletrónico: craa@azores.gov.pt, e em Angra do Heroísmo através 295 215 234/5

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário