Governo dos Açores assinala Dia Mundial do Turismo

A Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo, através da Direção Regional do Turismo, promove um conjunto de iniciativas em todas as ilhas dos Açores no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Turismo, que se assinala quinta-feira.

Através da rede de postos de informação turística serão desenvolvidas ações que visam proporcionar aos turistas um maior conhecimento da realidade açoriana e das particularidades dos Açores, nomeadamente da cultura, gastronomia, artesanato e produtos regionais.

Os visitantes terão, desta forma, oportunidade de contactar com um roteiro gastronómico de produtos regionais, onde poderão provar queijos, vinhos e licores regionais e ainda a doçaria tradicional de cada uma das ilhas açorianas.

Nas unidades de alojamento dos empreendimentos turísticos de todo o arquipélago, os hóspedes receberão ainda uma oferta de produtos regionais.

Paralelamente, e para assinalar a data, estão também previstas diversas atividades de animação em pontos de interesse turístico.

Em São Miguel, vão decorrer atuações de bandas de rua no centro das cidades da Ribeira Grande e Ponta Delgada, mas também junto ao Monumento Natural da Caldeira, para além de estarem previstas atividades no Centro Comercial Parque Atlântico, em Ponta Delgada, com a marcação de um trilho e jogos relacionados com cuidados a ter face às plantas endémicas que se encontram nos percursos e boas práticas de pedestrianos, estando também disponível um posto de informação móvel com uma exposição de endêmicas dos Açores.

Instituído desde 1980 pela Organização Mundial do Turismo, o Dia Mundial do Turismo celebra-se anualmente a 27 de setembro e pretende mostrar a importância do turismo e do seu valor cultural, económico, político e social, através de iniciativas realizadas em vários países do mundo.

As comemorações mundiais de 2018 têm como tema o turismo e a transformação digital, com o objetivo de aumentar a consciencialização sobre a contribuição potencial das tecnologias digitais para o desenvolvimento do turismo sustentável, ao mesmo tempo que se assumem como uma plataforma para investimentos, parcerias e colaboração, num setor cada vez mais responsável e inclusivo.

Esta efeméride representa mais uma oportunidade para sensibilizar toda a comunidade para a contribuição do turismo para o desenvolvimento sustentável dos Açores, fomentando, assim, a partilha de experiências entre locais e visitantes.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário