Governo dos Açores assinala Dia Mundial da Energia com ação de sensibilização para a eficiência energética

A Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo, através da Direção Regional da Energia, realiza esta quarta-feira, na ilha da Graciosa, uma ação de sensibilização para uma maior eficiência energética, assinalando o Dia Mundial da Energia.

Esta ação de formação e capacitação reúne colaboradores de diversas entidades, tais como Câmara Municipal, Juntas de Freguesia e Instituições Particulares de Solidariedade Social, com o objetivo de os dotar de princípios de gestão energética aplicáveis às suas instalações, como forma de otimizar o seu desempenho nesta matéria.

Com uma duração aproximada de cinco horas, a sessão foca diversos temas pertinentes no que diz respeito ao uso racional de energia, tais como iluminação, equipamentos, climatização, ventilação, águas quentes sanitárias e produção de energia a partir de fontes renováveis.

Os apoios e incentivos disponíveis para melhorias em eficiência energética, bem como a pertinência da certificação energética e a fatura da energia elétrica, são outros dos temas abordados nesta sessão, que culmina com uma importante abordagem à criação de um plano de eficiência energética que poderá ser implementado pelos formandos nas entidades em que colaboram.

Esta é uma iniciativa da Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo, através da Direção Regional da Energia, que pretende, através das ações que tem vindo a concretizar nas diversas ilhas do arquipélago, estimular nos Açorianos comportamentos energeticamente eficientes, promovendo e fomentando uma sociedade de baixo carbono na Região.

Até agora, já decorreram ações de formação em Santa Maria, São Miguel, Terceira, Faial, Pico e Flores.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário