Governo dos Açores aposta na inclusão social de pessoas com deficiência

Piedade-Lalanda-vela-adaptada

A Secretária Regional da Solidariedade Social assegurou que o Governo dos Açores vai dar continuidade a iniciativas que visem a inclusão social de pessoas com deficiência. 

Piedade Lalanda, que falava no final de uma visita ao projeto Futurmar – Vela Adaptada, salientou a importância destes projetos como “estratégias pedagógicas e sociais”, uma vez que permitem a inclusão social.  

A responsável pela pasta da Solidariedade Social sublinhou ainda a importância destas ações abrangerem desde cedo “mais pessoas”, proporcionando assim “a inclusão de crianças que têm dificuldades ao nível cognitivo, motor e visual” e, em simultâneo, reforçando as suas competências. 

Relativamente ao projeto Futurmar – Vela Adaptada, a Secretária Regional considerou que se trata de uma “experiência bastante positiva” porque, através de “um contexto diferente de aprendizagem, como é o caso da vela, com a relação com o mar, estes jovens adultos conseguem ganhar competências que, de outra forma, não conseguiriam obter”.

Piedade Lalanda salientou que estes projetos destinam-se a pessoas com deficiência e são financiados pelo Governo dos Açores com o objetivo de “combater as desigualdades” e impulsionar “estratégias para pessoas com maiores dificuldades”, proporcionando uma “maior participação nas atividades desenvolvidas pela sociedade” e um “maior acesso às iniciativas, à descoberta do mundo e, ao mesmo tempo, maior ganho de competências pessoais e sociais”.

DL/GaCs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário