GNR apreende mais de 100 quilos de pescado na ilha de São Jorge

A GNR apreendeu, na segunda-feira, na ilha de São Jorge, “a bordo de uma embarcação de pesca lúdica”, mais de 100 quilos de pescado “por excesso de captura”, foi hoje anunciado.

De acordo com informação da GNR nos Açores, a apreensão ocorreu “no âmbito de uma ação de fiscalização”, tendo os militares da Guarda detetado, “na Marina das Velas, uma embarcação de pesca lúdica que tinha a bordo cerca de 108 quilos de lulas”.

No decorrer da ação, segundo adianta a mesma nota de imprensa, “os militares constataram que houve um excesso de captura desta espécie”, uma vez que a sua pesca lúdica “não pode exceder os 7,5 quilos”, pelo que foi feita a apreensão do pescado e identificado “um homem de 47 anos”.

Foi, por isso, elaborado “um auto de contraordenação por pesca de quantidade superior à permitida por lei” e “o pescado apreendido e, depois de submetido à verificação higiossanitária, foi entregue a várias instituições de solidariedade social”.

No comunicado, a GNR chama a atenção que “os recursos marítimos devem ser explorados de modo a garantir, a longo prazo, a sustentabilidade ambiental, económica e social da pescaria”, dentro de “uma abordagem de precaução” com base “nos dados científicos disponíveis” e “procurando assegurar os rendimentos da pesca aos seus profissionais”.

Lusa/ DL

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário