Gaspar Frutuoso homenageado com relançamento de livro

© CMRG

A Biblioteca Municipal Daniel de Sá, na Ribeira Grande, ilha de São Miguel, acolheu o relançamento do livro “Notícia Biográfica do Dr. Gaspar Frutuoso”, edição do Instituto Cultural de Ponta Delgada.

O evento, que assinalou o Dia Mundial do Livro, deu início ao programa comemorativo dos 500 anos do nascimento de Gaspar Fructuoso que a câmara municipal da Ribeira Grande preparou para prestar a devida homenagem “ao pai da história do Arquipélago dos Açores”.

Na ocasião, o presidente da câmara municipal da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, destacou a importância de Gaspar Frutuoso para o conhecimento da história da Ribeira Grande através da sua obra “Saudades da Terra”.

“Assinalar os 500 anos do nascimento de Gaspar Fructuoso é um imperativo ao qual a Ribeira Grande não pode ficar alheia”, disse o presidente da autarquia, afirmando que a autarquia agarrou na primeira hora o desafio de preparar um programa para celebrar a data.

“Gaspar Fructuoso é uma presença incontornável na cidade da Ribeira Grande, nomeadamente através da toponímia do centro histórico. É uma figura de grande relevo e prestígio que leva o nome da Ribeira Grande para além dos seus limites geográficos”, acrescentou o autarca.

Além do relançamento do livro, o qual foi apresentado pela professora Rute Gregório, presidente da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade dos Açores, que teve como propósito fazer a justa homenagem à figura do historiador e sacerdote, foi também apresentado, pelo vereador José António Garcia, um micro site desenvolvido pela autarquia onde irão constar todos os materiais das celebrações dos 500 anos do nascimento de Gaspar Fructuoso e respetivo programa.

DL

Categorias: Cultura

Deixe o seu comentário