Log in

Verão, sol, o momento ideal para os cuidados com a saúde

18.08.2023

Isabel Couto
Farmacêutica estagiária
A Sua Saúde Sempre


Com a chegada do verão, sinónimo de férias, predominam as idas à praia. O sol é um fator muito importante para a nossa saúde e absorção da vitamina D, mas também pode ser muito prejudicial.

Embora, atualmente, a informação seja diversa sobre os perigos do sol, ainda há quem não se preocupe com a proteção solar.

O que é a radiação solar?
A radiação solar é a energia emitida pelo sol que se propaga em todas as direções através do espaço por meio de ondas eletromagnéticas.
Conforme a sua frequência e o seu comprimento de onda eletromagnética, a radiação solar pode apresentar-se em três tipos de raios: raios infravermelhos (apesar de não serem vistos, são sentidos sob a forma de calor); ultravioletas ( não são visíveis ao olho humano e podem ser subdivididos em UVA, UVB e UVC, de acordo com o seu comprimento de onda. Os seres vivos não são capazes de suportar uma intensa radiação ultravioleta); visíveis (conhecidos como a luz do dia cuja radiação concede a iluminação e a claridade).

Efeitos adversos do excesso de sol
A curto prazo pode originar queimaduras solares (escaldões) que podem atingir níveis de gravidade elevados. São especialmente perigosas as queimaduras solares nas crianças, causando insolação e desidratação que podem ocasionar risco de vida.
A médio prazo podem provocar o envelhecimento prematuro da pele, perda da elasticidade e aparecimento de rugas, sinais e manchas inestéticas. A longo prazo aumenta o risco de cancro da pele.

Como se proteger
Reduzir a exposição nas horas mais prejudiciais do dia, procurar zonas sombrias, beber muita água, usar roupas de proteção, tais como chapéus, bonés ou guarda-sóis para proteger olhos, rosto, pescoço e creme de proteção solar com fator superior a 15 que deve ser aplicado, generosamente, meia hora antes da exposição e repetir tantas vezes quantas forem necessárias.

Uso de protetores solares
Os protetores solares podem ser encontrados de diversas formas, como emulsões, em gel e aerossol. Nesses protetores, existem filtros ultravioletas que garantem a proteção contra radiações UVA e UVB.

O que é o FPS
FPS – Fator de Proteção Solar, é o índice que determina o tempo que uma pessoa pode permanecer ao sol sem produzir eritema. Ou seja, é o número que indica o nível de proteção que um dado produto oferece contra os raios ultravioletas (UV). No caso do FPS 30, o tempo de exposição segura é de 450 minutos (7,5 horas), desde que não tome banho ou não transpire, sendo necessário aplicá-lo a cada duas horas.

Conclusão
Em suma, antes de ir à praia não se esqueça de aplicar o protetor solar adequado e reaplicá-lo de duas em duas horas. Consulte o seu médico ou farmacêutico para saber qual o protetor mais adequado à sua pele.

Laisser un commentaire

Votre adresse e-mail ne sera pas publiée. Les champs obligatoires sont indiqués avec *

CAPTCHA ImageChanger d'image