Realizou-se em Espanha, Cantábria, a Copa de Espanha A, e, judo, para os escalões de cadetes e juvenis. A Associação de Judo Arquipélago dos Açore esteve representada por doze atletas de três clubes regionais que foram acompanhados pelos treinadores Bruno França, Rui Teixeira e Luís Teixeira.
Em destaque esteve Tomás França, do Judolag, que venceu quatro dos cinco combates disputados, alcançando assim o terceiro lugar do pódio na categoria de peso -46kg. Em evidência estiveram também Ana Pacheco (Clube Judo Ribeira Grande), que venceu três dos cinco combates disputados e Mateus Araújo, tendo ambos alcançado o quinto lugar nas respetivas categorias de peso.
Foram ainda convocados outros quatro atletas, mas devido a cancelamentos e atrasos dos voos, ficaram impossibilitados de participar nesta competição.
De realçar que esta prova faz parte do circuito espanhol que estabelece o ranking dos melhores atletas para poderem aceder ao campeonato nacional espanhol, tendo participado cerca de 700 atletas cadetes e 600 juvenis, o que torna a prova extremamente competitiva.
Esta foi a sexta vez que os Açores participaram em copas espanholas neste ano, e em todas elas foram conquistadas medalhas, uma aposta da Associação de Judo do Arquipélago dos Açores, em sintonia com os clubes, na procura de maior competitividade dos atletas e na busca de entrarem no alto rendimento.
Os leitores são a força do nosso jornal
Subscreva, apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.