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Steam & Games na Escola Secundária de Lagoa

© ESL

A Escola Secundária de Lagoa (ESL) abriu as suas portas à comunidade educativa com o evento STEAM & GAMES. As atividades decorreram durante a semana do XXI aniversário da ESL, no dia 24 de novembro, entre as 9AM e as 9PM. Foram dinamizadas demonstrações e exposições relacionados com ciência, tecnologia, artefactos de madeira, robótica, pensamento computacional e o uso de videojogos na sala de aula. Este evento almejou criar um espaço de aprendizagem aberto a toda a comunidade. O hall da escola foi enfeitado e adocicado para receber alunos, pais e docentes, muitos vindos de outras escolas. Contribuindo para a coloração do espaço de atividades, esteve a equipa da biblioteca escolar, encabeçada pela professora Paula Santos, e turmas das docentes Natália Sousa, Rosário Guiomar e Filomena Rebelo, que criaram um ambiente festivo com bricolagem e comes e bebes.

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Na área dos jogos, o projeto Erasmus “Shadows” apresentou uma versão de teste do videojogo Shadows, no qual os combates são feitos através de questões criadas pelos docentes. Estiveram disponíveis uma consola e doze computadores com diversos jogos educativos que têm vindo a ser utilizados na Escola Secundária de Lagoa, destacando-se o uso da versão educativa do Minecraft e de jogos recorrem ao sensor de movimento, Kinect, que logo conquistaram os alunos. Nesta área, a Câmara Municipal de Lagoa, marcou presença, representada pela vereadora Albertina Oliveira, que ofereceu à escola o jogo “Conhecer a Lagoa”. Neste jogo, os jogadores obtêm “um maior conhecimento do concelho da Lagoa no que diz respeito à sua história, educação, cultura e patrimónios material e imaterial”.

No âmbito do pensamento computacional, esteve presente a equipa de pensamento computacional da Direção Regional com uma panóplia de atividades muito interessantes, nas quais as crianças e jovens aprendem a pensar de forma diferente utilizando jogos e diversas estratégias que não requerem o uso de tecnologia. Também neste âmbito, foi apresentado o projeto Erasmus “Coding for Teachers”, onde se estão a desenvolver vídeos em Python que ensinam docentes e alunos a programar no contexto das diferentes disciplinas, tendo sido exposto um protótipo. Ainda na área do pensamento computacional foram desenvolvidas atividades pelos alunos da Professora Marlene Furtado, onde também abordou a informática e a realidade virtual.

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Relativamente às S.T.E.A.M (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), tivemos uma panóplia de atividades e demonstrações ministradas pelos alunos da professora Paula Silva. Estas atividades decorreram sobre inúmeros aspectos da S.T.E.A.M, com forte incidência na robótica e drones. Além das demonstrações relativas ao funcionamento geral dos robôs, foram apresentados vários exemplos onde diferentes tipos de robôs poderiam ser utilizados em diversos contextos de sala de aula. O espaço estava organizado de forma a cativar os alunos para a temática da robótica, com especial ênfase nos mais novos, pois o evento recebeu várias turmas do 1º ciclo.

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A “Oficina e Artes e Ofícios”, uma área de vital importância que tende a ser esquecida por entre as luzes e “blips” dos robôs, expôs vários trabalhos, da autoria dos alunos do professor Alexandre Oliveira. As tecnologias e técnicas associadas à carpintaria são de vital importância num mundo tecnológico, pois incorporam e fazem parte de vários sistemas tecnológicos. Possuem um potencial para a criação de artefactos que se podem associar à robótica e impressão em 3D, tendo estado esta última também em demonstração. O professor David Rosa, apresentou e construiu objetos em 3D, atividade que tem vindo a transformar a nossa escola, onde objetos impressos já fazem parte do dia a dia.

Todas as áreas apresentadas se tocam de uma forma ou de outra, num mundo de uma crescente integração tecnológica. A combinação de diferentes técnicas e saberes pode pela sua natureza interdisciplinar e abrangente potenciar inovação, ou pelo menos desenvolver entendimento do processo de inovação. O papel da Escola será abraçar este desafio, atualizando-se e atualizando a comunidade onde está inserida.

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