No âmbito de uma visita à lota de Rabo de Peixe, o secretário regional do Mar e das Pescas, Manuel São João, anunciou que será elaborado o projeto de construção de uma nova lota para aquele local.
“Com as obras de construção do porto de pescas de Rabo de Peixe de 2012 a 2014, a lota existente ficou deslocalizada em relação ao porto e, portanto, é imperioso deslocalizar para o terrapleno norte, para cima do cais, por forma a facilitar as operações de descarga, com tudo o que esta implica em termos de custo e qualidade do pescado” explicou Manuel São João.
Segundo o secretário regional, “a nova lota, cujo procedimento para o projeto foi agora lançado pela Lotaçor, compreenderá uma área de 800m², ou seja, o dobro da atual”, contemplando outros espaços como “duas câmaras de conservação de refrigerados de 90m³, bem como duplicará a área de bancada para os compradores e a zona da recolha/depósito e lavagem de caixas”.
“Este será um edifico moderno, cujo projeto será posteriormente posto à consideração de todo o setor, por forma a fazermos uma lota que sirva não só a comunidade piscatória de Rabo de Peixe, assim como, e em caso de necessidade, sabendo que há necessidade de requalificar a lota de Ponta Delgada, estar munidos de um edifico em condições, de modo a articular entre as duas lotas a primeira venda de pescado”, acrescentou.
Manuel São João avançou ainda que o projeto terá um custo base de 50 mil euros e o edifício a projetar terá um valor de cerca de um milhão de euros que se pretendem candidatar ao MAR2030, com um prazo de execução do projeto de 150 dias. “Contamos em 2024 dar início à execução da obra”, vincou.
Os leitores são a força do nosso jornal
Subscreva, apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.
Laisser un commentaire