O presidente da câmara de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, reuniu-se com os presidentes das juntas de freguesia cujas localidades foram mais fustigadas pelo mau tempo do passado dia 20 de agosto. O encontro serviu para fazer um balanço dos prejuízos provocados pela intempérie.
“O balanço desta sessão de trabalho é extremamente positivo: voltamos a auscultar os presidentes de junta de freguesia no sentido de avaliar os esforços desenvolvidos desde a noite da intempérie e traçar ações preventivas que possam prevenir futuras inundações, dentro daquelas que são as nossas competências municipais”, deu nota o autarca à saída da reunião.
A reunião contou com a participação dos presidentes das juntas de freguesia das Capelas, Santa Bárbara, Remédios, Ajuda da Bretanha, Sete Cidades e Ginetes que manifestaram preocupações quanto à desobstrução e fiscalização da limpeza das grotas e ribeiras a montante das vias municipais no concelho.
Desde a madrugada de 20 de agosto que a câmara de Ponta Delgada está a proceder, de forma permanente e regular, a trabalhos de desobstrução e limpeza nas áreas de competência municipal.
A autarquia tem, também, estado a acompanhar, de forma próxima, as famílias mais afetadas pela intempérie e já procedeu ao levantamento dos prejuízos que resultaram do mau tempo.
Como tal, e em articulação com o instituto de Segurança Social dos Açores, a câmara de Ponta Delgada vai apoiar os agregados familiares, comparticipando obras nas respetivas habitações e a aquisição de eletrodomésticos.
Os presidentes das juntas de freguesia alertaram para a “necessidade da criação de um plano concertado entre o município, as juntas e o próprio governo dos Açores que possa ser capaz de prevenir consequências maiores em futuras intempéries”.
Embora convidados, a secretária regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, o secretário regional do Ambiente e Alterações Climáticas, o diretor regional da Habitação e o diretor regional da cooperação com o Poder Local não marcaram presença, nem se fizeram representar.
Os leitores são a força do nosso jornal
Subscreva, apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.
Laisser un commentaire