Log in

O que pensam leitores e jornalistas sobre a literacia mediática

Leitores e jornalistas consideram que a fronteira entre jornalismo e redes sociais é cada vez mais ténue. Ao Diário da Lagoa, Sofia Branco realça ainda que o jornalismo “dá todas as ferramentas para que a pessoa pense e tire as suas conclusões”

Leitores defendem a criação de mais iniciativas para promover a literacia mediática © CM LAGOA
pub

Numa edição que trata o jornalismo, o Diário da Lagoa (DL) deu voz a leitores e jornalistas que, em conjunto, definiram literacia mediática. “É analisar e avaliar aquilo que [os media] nos colocam à frente”, começa o leitor Octávio Lima, ao que Adriana Rebelo, também leitora, acrescenta: “Inclui questionar, comparar fontes e distinguir entre factos, opiniões e possíveis manipulações.” O jornalista Vitor Tomé esclarece que são “competências que nos permitem analisar os conteúdos dos media de forma crítica e não um consumo passivo”. 

A presidente da direção da Associação Literacia para os Media e Jornalismo (ALPMJ), Sofia Branco, simplifica esta questão: “Precisamos de saber explicar a qualquer pessoa, tenha ela seis anos de idade ou noventa, o que é o jornalismo e como funciona, para...

Article exclusif pour les abonnés

Assine já por apenas 0.5€ e ajude-nos a contribuir para um jornalismo mais independente.

Por apenas 0.5€ poderá continuar a ler este artigo.