Log in

Nuno Gonçalves recebe Prémio Estrela MiratecArts

premio-estrela-2016-miratecarts-fotos-davide-sousa

O jovem artista e permacultor foi a escolha da associação MiratecArts para o Prémio Estrela 2016. Fotógrafo, escultor e amigo do ambiente, Nuno Gonçalves representa o que a associação cultural incentiva na população em geral: construir uma vida seguindo o que se tem paixão, não esquecendo de ajudar o próximo.

Através do seu trabalho com a Casa de Artesanato Capitão Alves nas Lajes do Pico, Nuno esculpiu as imagens do Montanha Pico Festival e do Azores Fringe em osso de baleia criando, assim, porta-chaves, imans e pins. Para além do osso de baleia, que vem dos tempos quando se capturava estes animais, o escultor também está a trabalhar com marfim vegetal.

Durante as suas viagens como guia de montanha, investiu em coleccionar imagens da flora que se encontra na montanha mais alta de Portugal, assim como também apoiou os programas da MiratecArts que levaram artistas até a 2351 metros de altitude.

Agora, o seu trabalho fotográfico estreia no Montanha Pico Festival e pode ser visto em exposição na Atlântico Teahouse, na Madalena do Pico, até ao mês de Março. Na primavera, o trabalho segue para apresentações em outras ilhas dos Açores. A exposição “Bremim + Flora da Montanha” pretende dar visibilidade à sub-espécie endémica vegetal que só existe na cratera da montanha da ilha do Pico – Silene uniflora ssp cratericola, mais conhecida localmente como “Bremim da Montanha”. Além desta, a exposição mostra mais de uma dúzia de plantas e flores da montanha. A apresentação, também disponível para chegar às escolas, inclui ainda mostra multimédia de uma viagem pelas montanhas da América do Sul, em que o incansável jovem realizou com Mónica Mota.

A associação MiratecArts apresenta anualmente o Prémio Estrela MiratecArts a uma pessoa que investiu do seu tempo e talento para desenvolver a entidade cultural e a sociedade artística em geral. A voluntária e épico geradora de ideias Cláudia Melo, editora/escritora Carolina Cordeiro e o fotógrafo Pedro Silva foram os passados recipientes do prémio.

DL/MA

Os leitores são a força do nosso jornal

Subscreva, apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.

Laisser un commentaire

Votre adresse e-mail ne sera pas publiée. Les champs obligatoires sont indiqués avec *

CAPTCHA ImageChanger d'image