Log in

Mostra Regional de Cinema sobre Migrações chega a todos os concelhos dos Açores

© CM LAGOA
pubpub

A Secretaria dos Assuntos Parlamentares e Comunidades promove a segunda edição de Cinema Sem Fronteiras – Mostra Regional de Cinema Sobre Migrações, durante as próximas semanas em todos os concelhos dos Açores, através da Direção Regional das Comunidades e em parceria com o Cine-Clube da Ilha Terceira, segundo comunicado do Governo regional.

Com um novo formato em relação à primeira edição, realizada no ano passado, a iniciativa decorre de 18 de novembro a 18 de dezembro, envolvendo um total de 19 exibições públicas, sendo uma em cada um dos concelhos das nove ilhas dos Açores, lê-se.

Todas as sessões da II Mostra Regional de Cinema Sobre Migrações são de entrada livre e visam sensibilizar a população açoriana para a temática da interculturalidade com a exibição de seis filmes relacionados com histórias migratórias.

As películas selecionadas incluem “Flee”, um documentário em forma de animação, realizado por Jonas Poher Rasmussen, que retrata a experiência de um refugiado na Dinamarca, e “The Merger”, de Mark Grentell, uma comédia dramática sobre o declínio de um clube australiano que recruta refugiados para continuar em atividade.

“Great Yarmouth: Provisional Figures”, do realizador português Marco Martins, sobre o drama dos emigrantes portugueses no Reino Unido com o Brexit como pano de fundo, e “Eu Capitão”, um drama comovente realizado por Matteo Garrone, que acompanha o percurso de dois primos senegaleses que decidem deixar a família para tentar a sua sorte na Europa, são outros dos filmes desta mostra regional.

O II Cinema Sem Fronteiras apresenta também “Tory e Lokita”, o filme dos irmãos Jean-Pierre e Luc Dardenne, premiado nos 75 anos do Festival de Cannes, sobre as duras condições de exílio em que se encontram dois jovens africanos na Bélgica,  e “Mediterráneo”, do espanhol Marcel Barrena, um drama sobre dois homens que viajam para a Grécia onde criam uma equipa que resgata pessoas no mar mediterrâneo.

A ilha do Corvo recebe a abertura desta mostra regional no dia 18 de novembro, com a exibição do filme “The Merger”, no Pavilhão Multiusos do Ecomuseu do Corvo, pelas 15h00.

No dia 22 de novembro, o Teatro Ribeiragrandense, na ilha de São Miguel, exibe o filme “Flee”, pelas 20h30, enquanto “Eu Capitão” é projetado no Centro Cultural de Santa Cruz da Graciosa.

No dia seguinte, a II Mostra Regional de Cinema sobre Migrações chega à ilha das Flores, numa sessão com “The Merger”, marcada para as 20h30, no Museu das Lajes das Flores.

Seis dias depois, a 29 de novembro, o mesmo filme é exibido no Auditório Municipal da Povoação, na ilha de São Miguel, pelas 19h30.

Novembro fecha com duas exibições nas ilhas de São Miguel e Terceira. No dia 30, o Cineteatro Lagoense, na Lagoa, mostra “Great Yarmouth: Provisional Figures”, pelas 17h00, e o Auditório do Ramo Grande, na Praia da Vitória, apresenta “The Merger”.

No dia 6 de dezembro, “Eu Capitão” estará na Escola Secundária do Nordeste, em São Miguel, pelas 12h00, e “The Merger” passa às 08h45 na Escola Básica e Secundária de São Roque do Pico. Também na ilha montanha, no dia seguinte, é exibido o filme “Mediterráneo”, às 21h00, no Auditório do Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico.

No dia 13, o “Cinema Sem Fronteiras” vai estar em três ilhas do arquipélago. “Flee” será exibido no Centro Cultural de Santa Cruz das Flores (20h00) e no Museu Francisco Lacerda, na Calheta de São Jorge (20h30), enquanto “Tora e Lokita” estreia-se na mostra no Centro Cultural de Vila Franca Campo, em São Miguel, às 20h00.

No sábado, 14 de dezembro, o Auditório Municipal da Madalena, na ilha do Pico, exibe “Great Yarmouth: Provisional Figures” (21h00), o Cinema do Aeroporto, na ilha de Santa Maria, mostra “Flee” (21h00) e o Auditório Municipal de Velas, em São Jorge, apresenta “The Merger” (21h30).

No último dia da mostra, a 18 de dezembro, que coincide com o Dia Internacional dos Migrantes, “Flee” chega ao Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira (18h00), e “Tora e Lokita” à Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, na ilha do Faial (21h00). A mostra encerra com a exibição de “Mediterráneo” no Centro Cívico de Santa Clara, em Ponta Delgada, pelas 21h30. 

Os leitores são a força do nosso jornal

Subscreva, apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.