Log in

Memórias da União do Nordeste registadas em livro

© CM NORDESTE
pubpub

A União Desportiva do Nordeste comemorou o 50.º aniversário com a publicação de um livro que dá a conhecer parte da vida do clube aos amantes do futebol e aos nordestenses em geral, e ao mesmo tempo procura contribuir para que a União do Nordeste possa voltar a ser o que já foi.

O lançamento do livro “União de Nordeste – 50 anos”, da autoria de António Raposo, fisiatra, natural da freguesia da Salga, desde sempre ligado ao clube, e de Rita Sofia Frias, natural da freguesia da Algarvia, formada em Comunicação Social e Cultura, contou com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal do Nordeste, Marco Mourão.

Com uma tiragem de quinhentos exemplares, é especialmente dedicado aos sócios fundadores, aos dirigentes, treinadores e jogadores que envergaram a camisola do clube, assim como, aos vinte presidentes que contribuíram para que a União do Nordeste chegasse ao cinquentenário, em especial ao “mestre” António Fernando Raposo, como presidente que mais anos esteve no clube.

Nos sócios fundadores estão em destaque, como visionários da criação do clube no concelho para participar nas competições da Associação de Futebol de Ponta Delgada, Albano Salvador, António Barata, Guilherme Inácio, António Resendes “Zeferino”, Norberto Vaz de Medeiros e José de Simas Moniz.

O livro está dividido em vários capítulos, desde a data da criação aos dias de hoje, contando-se alguns testemunhos de pessoas que localmente presenciaram a dinâmica do clube nestes anos, como é o caso do testemunho dado pelo padre Agostinho Lima, assim como por antigos jogadores, como o próprio António Raposo, José Maria, Júlio Machado, Horácio Amaral, Miguel Simas, Luís Raposo, Manuel António Resendes, entre outros.

Todos os presidentes, dirigentes, treinadores e jogadores estão igualmente documentados, encontrando-se em destaque os jogadores com mais anos de casa, estando à cabeça Paulo Jorge Botelho Frias; os melhores em seis décadas, escolhidos pelo autor, assim como o melhor onze de sempre, também na opinião do autor, constituído por Bruno Medeiros, Paulo Bruno, Queiró, Alfredo Rocha, Manique, José Carreiro, Fábio Dutra, Sérgio Gonçalves, Paulo Carreiro, Diogo Medeiros e Daniel Oliveira.

Vários acontecimentos e imagens de cinquenta anos de atividade estão documentados na publicação, com registos ainda anteriores à criação da União Desportiva do Nordeste, com fotografias, artigos de jornal e outros documentos.

Os leitores são a força do nosso jornal

Subscreva, apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.