O Secretário Regional da Agricultura e Ambiente manifestou confiança no bom aproveitamento dos novos programas para a agricultura e agroindústria propostos pela Região à Comissão Europeia, o PRORURAL+ e o POSEI, que se encontram em fase de negociação.
Segundo Luís Neto Viveiros, trata-se de programas “muito relevantes”, acrescentando que são “duas ferramentas nas quais o Governo deposita imensa expetativa” em prol do investimento nas explorações, nas indústrias e na produção.
Nesse sentido, reafirmou a abrangência de contributos que foram recolhidos no processo de auscultação promovido pelo Governo dos Açores para a elaboração das propostas.
Relativamente à “preparação da Região” para o fim do regime de quotas leiteiras previsto para 2015 no espaço comunitário, Luís Neto Viveiros assegurou que essa preparação “já vem sendo feita ao longo de alguns anos” e manifestou-se convicto de que a agricultura açoriana reúne condições para “vencer os desafios do futuro”.
O investimento público e privado na modernização das explorações agrícolas e da indústria e a melhoria da competitividade “é visível”, afirmou o Secretário Regional, referindo ainda a redução do número de explorações e do número de vacas com aumento de produção.
DL/GaCS
Os leitores são a força do nosso jornal
Subscreva, apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.
Laisser un commentaire