Log in

Governo reforça oferta de habitação em Vila Franca do Campo

© VPGRA

A empreitada de construção do empreendimento habitacional multifamiliar dos Foros, em Vila Franca do Campo, foi adjudicada à empresa Caetano & Medeiros, pelo valor de 2,1 milhões de euros, acrescido de IVA à taxa em vigor. Com um prazo de execução previsto de 540 dias, este investimento será financiado pelo plano de recuperação e resiliência, permitindo disponibilizar vinte e três novos fogos habitacionais.

No ato da adjudicação, o vice-presidente do governo dos Açores, Artur Lima, recordou os “longos anos de inoperância que incidiram sobre este empreendimento à entrada de Vila Franca do Campo”.

“Em julho de 2020, nas vésperas das eleições regionais desse ano, a então secretária regional da Solidariedade Social, anunciou a compra do empreendimento e o início da obra em agosto. Os anúncios foram muitos, mas todos sem concretização”, recordou.

O atual governo, quando assumiu funções, concluiu que a locação financeira contratualizada “não garantia os melhores interesses da região” e avançou para a aquisição antecipada, junto do banco BPI, pelo valor a rondar um milhão de euros, em janeiro de 2022.

Artur Lima sublinhou, a este propósito, a “evidente dedicação da vice-presidência e da direção regional da Habitação em avançar com soluções práticas e objetivas com vista ao reforço da oferta habitacional”, com “foco particular na modalidade de arrendamento com opção de compra, sem esquecer os mais frágeis e aqueles que, sem os necessários apoios públicos, não conseguiriam aceder a uma habitação própria”.

Até ao final do ano, o governo prevê que possam ser lançados procedimentos concursais para a construção de mais 124 novas habitações e de mais de 100 reabilitações de moradias do parque público dos Açores, assim como três novas empreitadas para a construção de infraestruturas e três novos loteamentos dos Fenais da Luz, Ribeira das Tainhas e Feteiras.

avatar-2

Diário da Lagoa

Os leitores são a força do nosso jornal

Subscreva, participe e apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.

Laisser un commentaire

Votre adresse e-mail ne sera pas publiée. Les champs obligatoires sont indiqués avec *

CAPTCHA ImageChanger d'image