Log in

Governo empenhado no combate às alterações climáticas

© MIGUEL MACHADO/GRA

O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, sublinhou que o combate às alterações climáticas é uma prioridade central de “todo o governo”, não se confinando na secretaria regional com a tutela.

“Esta é uma matéria transversal a todo o governo, com compromissos e participação dos membros do governo”, frisou o governante, falando em Ponta Delgada, no Coliseu Micaelense, na sessão de abertura de uma conferência internacional dedicada ao tema das alterações climáticas.

“Não somos dos que alinham pela procrastinação das decisões para o que importa. Estamos a fazer pelo futuro tudo o que podemos fazer no presente”, declarou ainda José Manuel Bolieiro, dirigindo-se para uma plateia com especialistas do setor e dezenas de jovens.

E prosseguiu: “pela nossa parte, somos solidários com as gerações mais jovens, que têm uma especial sensibilidade para esta matéria”. Para José Manuel Bolieiro, é necessária uma permanente “pedagogia didática” contra os “negacionistas que ainda subsistem relativamente” às alterações climáticas.

“A realidade é testemunhada e tem consequências”, e subsiste ainda uma “excessiva economia carbonizada”, reconheceu o governante, antes de abordar o exemplo dos Açores, que também aqui “lideram pelo exemplo”. “Os Açores têm uma identidade, um histórico é um currículo, de uma ideia desenvolvimento sustentável e uma economia descarbonizada, sempre em progresso”, disse.

Os leitores são a força do nosso jornal

Subscreva, participe e apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.