O evento, que contou com a participação de especialistas, empresas e entidades públicas e privadas, centrou-se na partilha de boas práticas e nos desafios ligados aos pilares ESG (Environmental, Social and Governance). A governante, em representação do presidente do Governo dos Açores, destacou a importância de instrumentos estratégicos regionais.
Na sua intervenção, Berta Cabral frisou que a região possui a Cartilha de Sustentabilidade dos Açores e a Política de Sustentabilidade do Turismo dos Açores, que considera “fundamentais para orientar investimentos e decisões empresariais”.
Entre os temas discutidos nas jornadas, mereceram particular atenção a economia circular, a mobilidade elétrica, a gestão sustentável de frotas empresariais, o acesso a financiamento para projetos responsáveis e a relevância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como referência para as políticas.
A secretária regional salientou a posição única do arquipélago, afirmando que “os Açores têm condições únicas para assumir-se como um laboratório vivo de soluções sustentáveis”. Exemplificou esta visão com iniciativas no setor energético, os avanços na certificação de destino turístico e os projetos de mobilidade elétrica.
A governante reforçou o papel ativo da região na matéria: “Mais do que alunos exemplares, temos sido verdadeiros agentes de mudança, com uma corrente dinâmica de grande capilaridade, que se estende às nossas nove ilhas e a todos os quadrantes da nossa sociedade.”
A responsável pelo Turismo recordou, ainda, o reconhecimento internacional da estratégia de desenvolvimento regional. A conquista do Nível Ouro na certificação EarthCheck, como “Destino Turístico Sustentável”, é, segundo Berta Cabral, “um reconhecimento internacional que valida a estratégia de desenvolvimento turístico e que coloca a Região como exemplo de referência no mundo, que internamente importa reconhecer e valorizar sem qualquer inibição”.
O encerramento das jornadas terminou com um apelo à ação coletiva e ao envolvimento de todos os setores: “Precisamos de todos – empresas, instituições públicas, comunidades e cidadãos – para transformar os compromissos em resultados concretos, garantindo que a sustentabilidade seja o motor do nosso desenvolvimento económico, social e ambiental.”
Os leitores são a força do nosso jornal
Subscreva, apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.
Laisser un commentaire