A Secretaria Regional dos Recursos Naturais, através da Direção Regional dos Recursos Florestais, procedeu, no primeiro trimestre deste ano, à plantação de cerca de sete mil exemplares de cedro-do-mato (Juniperus brevifolia) nos Perímetros Florestais das ilhas de São Miguel e Terceira, estando prevista a plantação de mais três mil até ao final deste ano.
O objetivo destas plantações é a determinação do modelo de silvicultura que melhor expresse o potencial desta espécie endémica, procurando a obtenção do tronco individualizado e a maximização do crescimento em altura e diâmetro.
No total, foram instalados 13 campos experimentais naqueles perímetros florestais, em locais com condições edafoclimáticas bem diferenciadas.
O cedro-do-mato é uma espécie prioritária neste programa de investigação florestal da Região Autónoma dos Açores por ser a espécie endémica lenhosa que, além de possuir uma madeira de excelente qualidade, tem a capacidade de se adaptar a uma grande amplitude ecológica, permitindo a sua plantação e exploração em altitudes impensáveis ao estabelecimento produtivo de outras espécies exóticas.
Na total, nas ilhas do Pico, São Miguel e Terceira, já foram instalados 46.644 metros quadrados de campos experimentais de pau-branco e 39.757 metros quadrados de cedro-do-mato, com ensaios de silvicultura para estas espécies autóctones.
O Plano de Melhoramento Florestal tem como objetivo o melhoramento da capacidade produtiva dos povoamentos de criptoméria e a diversificação da floresta açoriana.
DL/GaCS
Os leitores são a força do nosso jornal
Subscreva, apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.
Laisser un commentaire