06.01.2020
João Martins de Sousa
Delegado de Saúde da Lagoa
A exposição a temperaturas baixas, pode causar efeitos negativos na saúde. Quando está frio o organismo sofre alterações que o deixam mais propenso a desenvolver determinados tipos de doenças, são exemplos a gripe e outras infeções respiratórias. O agravamento / descompensação de doenças crónicas particularmente do foro respiratório e cardíaco têm risco aumentado de ocorrer.
Existem pessoas que são mais vulneráveis aos efeitos do frio como: crianças nos primeiros anos de vida; pessoas com 65 ou mais anos ou com mobilidade reduzida; pessoas com doença crónica; pessoas que estão expostas ao frio devido à sua atividade profissional, pessoas isoladas ou com carência socioeconómica.
Aconselha-se as populações a tomarem medidas preventivas em relação aos malefícios provocados pelo frio. Assim recomenda-se que mantenham a pele hidratada, principalmente as mãos, pés e lábios e o corpo aquecido utilizando várias camadas de roupa. O vestuário não deverá ser apertado porque dificulta a circulação sanguínea, tenham especial atenção às extremidades do corpo protegendo-as com acessórios apropriados como luvas, gorro, meias quentes, cachecol, entre outros. Utilize calçado confortável e adequado às condições do tempo.
Em relação à alimentação recomenda-se que façam refeições mais frequentes preferindo sopas e bebidas quentes, como leite ou chá, que aumentem o consumo de alimentos ricos em vitaminas e sais minerais e antioxidantes como frutas e legumes.
Atenção: evitem bebidas alcoólicas, estas dão uma falsa sensação de calor, provocam desidratação e arrefecimento corporal agravando a situação.
Em casa é importante manter a temperatura entre os 18ºC e os 21ºC, se tiver dificuldades em aquecer a casa opte por aquecer a sala ou outra divisão onde permaneça mais tempo e o quarto antes de ir dormir.
Ao utilizar lareiras, braseiras, salamandras ou equipamentos de aquecimento a gás tenha atenção à correta ventilação das divisões. O monóxido de carbono pode causar a morte!
Evite dormir ou descansar muito perto da fonte de calor. Tenha o cuidado de desligar os aquecimentos antes de dormir ou de sair de casa, assim previne a ocorrência de incêndios ou intoxicações.
Para além das recomendações gerais as pessoas pertencentes a grupos vulneráveis devem tomar as medidas especificas relacionadas com a sua condição.
Para mais informações dirija-se ao seu Centro de Saúde ou ao site da Direção Geral da Saúde.
Artigo de opinião publicado na edição impressa de janeiro de 2020
Laisser un commentaire