Log in

Escolas Profissionais iniciam ano letivo com 873 novos formandos

© SRJHE
pubpubpub

As Escolas Profissionais dos Açores deram início ao ano letivo 2025/2026 com um total de 873 novos formandos inscritos em 51 novos cursos profissionais de nível IV. Este número representa um crescimento significativo e um recorde de matrículas para a região.

A informação foi avançada pela secretária regional da Juventude, Habitação e Emprego, Maria João Carreiro, durante uma visita à Escola Profissional da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada (EPCCIPD), em São Miguel. A governante destacou que os 873 novos alunos significam mais 139 jovens a ingressar no Ensino Profissional em relação ao ano letivo 2020/2021. A oferta formativa cresceu com mais 13 novos cursos aprovados face aos 38 oferecidos no mesmo ano.

Maria João Carreiro afirmou que “o Ensino Profissional nas Escolas Profissionais gera hoje mais confiança entre os jovens, pais e encarregados de educação, o que leva a uma maior mobilização e adesão”, mesmo num ano letivo em que foi registado um decréscimo de mais de mil alunos nas escolas do Ensino Público.
Cerca de 54% dos novos formandos optaram por cursos nas áreas de Hotelaria e Restauração, Serviços de Apoio a Crianças e Jovens, Turismo e Lazer, Produção Agrícola e Animal e Saúde. A secretária regional sublinhou o esforço para alinhar a oferta com as necessidades do mercado, frisando que “temos hoje mais oferta e mais matrículas nas áreas que criam emprego na Região”.

O otimismo em relação ao futuro do setor é suportado pelo investimento de 2,9 milhões de euros através do PRR para a modernização dos equipamentos. Maria João Carreiro reafirmou o compromisso de “maximizar as conquistas dos últimos quatro anos” e tornar “ainda mais claras junto dos jovens e empresas as vantagens desta via de ensino”.

A titular da pasta da Qualificação Profissional desafiou os formandos a aderirem a programas como o MOOV – Programa de Mobilidade, Ocupação e Orientação Vocacional e a Academia Empreendedora – Escola de Líderes, e apelou à participação no Campeonato Regional das Profissões, fase de apuramento para o Skills Portugal. Na EPCCIPD, que registou um recorde de 90 formandos, foram anunciados dois novos cursos de nível IV: Técnico/a de Apoio à Gestão e Técnico/a de Turismo Ambiental e Rural.

Os leitores são a força do nosso jornal

Subscreva, apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.

Laisser un commentaire

Votre adresse e-mail ne sera pas publiée. Les champs obligatoires sont indiqués avec *

CAPTCHA ImageChanger d'image