Fundado oficialmente a 21 de fevereiro de 2014, o Diário da Lagoa foi lançado ao mundo por Norberto Silveira Luís, jornalista e comunicador da rádio, natural da ilha do Pico. Sem ter nascido na Lagoa, Norberto Luís voltou a dar a este concelho da costa sul da ilha de São Miguel aquilo que nas últimas sete décadas ninguém deu: um jornal. E, assim, 77 anos depois da publicação do último jornal neste concelho, nasce o Diário da Lagoa.
Durante os seus primeiros meses de vida, em 2014, o jornal começou por existir apenas online. Em outubro desse mesmo ano é publicada a sua primeira edição em papel.
Sendo atualmente o único jornal do concelho com registo na ERC – Entidade Reguladora para a Comunicação Social, o Diário da Lagoa, segundo o seu fundador, pretendeu ser uma espécie de “diário de memórias”, criado para mostrar e documentar o dia a dia do concelho, nunca esquecendo as notícias da ilha e do arquipélago onde se insere.
Ao decidir mudar de ilha, Norberto Silveira Luís sentiu que estava na altura de passar o testemunho. Em dezembro de 2019, Sara Sousa Oliveira e Clife Botelho, ficam a saber, através de Nuno Maiato, pároco na Matriz da Lagoa, que o jornal procurava nova direção.
Para evitar a sua extinção e com sentido de missão assente na liberdade de informação e promoção da literacia, num concelho com uma das taxas de abandono escolar mais elevadas dos Açores, Sara Sousa Oliveira, natural de Santa Cruz, Lagoa, assume a direção de Informação entre janeiro de 2020 e junho de 2021. Com mais de uma década de jornalismo em órgãos de comunicação social nacionais, Sara Sousa Oliveira inaugurou a nova imagem gráfica do jornal sob o lema “notícias que contam”, valorizando as pessoas, as histórias locais e regionais ao apostar num jornalismo narrativo e de proximidade que não está preso à agenda ou a qualquer tipo de interesses.
Em julho de 2021, Clife Botelho passa a ser o novo diretor mantendo-se até hoje em funções. Natural de Santo António, concelho de Ponta Delgada, mas residindo na Lagoa, é ele quem dá continuidade a um projeto que, todos os dias, tem vindo a crescer de forma consolidada e que ficou ainda mais acessível com um novo site lançado em julho de 2023.
Com uma década de vida, o Diário da Lagoa já chegou a milhares de pessoas, dentro e fora dos Açores tendo um importante eco na diáspora açoriana.
O jornal procura continuar a sua missão de informar, através de um jornalismo independente, inclusivo, plural e essencial a uma sociedade democrática e esclarecida.
Os quatro diretores deste jornal – Norberto Silveira Luís, Suzi Moniz, Sara Sousa Oliveira e Clife Botelho – bem como os colaboradores que os acompanharam ao longo do tempo, foram os responsáveis pela casa que construiram. Ela conta e continua a contar a história da Lagoa, da ilha de São Miguel e dos Açores tendo por base todos aqueles que estiveram e estarão sempre na sua fundação: os leitores.
Clife Botelho
Directeur
Sara Sousa Oliveira
Journaliste et rédacteur en chef
Hamilton Martinho
Directeur commercial
Joana Sousa
Representante Comercial
Mariana Rovoredo
Jornalista