Log in

Diário da Lagoa

Fundado oficialmente a 21 de fevereiro de 2014, o Diário da Lagoa foi criado e lançado ao mundo por Norberto Silveira Luís, jornalista e comunicador da rádio, natural da ilha do Pico. Sem ter nascido na cidade da Lagoa, Norberto Silveira voltou a dar a este concelho da costa sul da ilha de São Miguel aquilo que nas últimas sete décadas ninguém deu: um jornal. 77 anos depois da publicação do último jornal com sede na Lagoa, nasce o Diário da Lagoa.

Durante os seus primeiros meses de vida, em 2014, o jornal começou por existir apenas online. Em outubro desse mesmo ano nasce a sua primeira edição em papel com periodicidade mensal, distribuída em vários concelhos de São Miguel.

Sendo atualmente o único jornal do concelho com registo na ERC, o Diário da Lagoa, segundo o seu fundador, pretendeu ser uma espécie de “diário de memórias” da Lagoa, criado para mostrar e documentar o dia a dia do concelho, nunca esquecendo as notícias da ilha e do arquipélago onde se insere.

Depois de decidir mudar de concelho, de vida e de ilha, Norberto Silveira decidiu que estava na altura de passar o testemunho. Em dezembro de 2019, Sara Sousa Oliveira e Clife Botelho, ficam a saber, através de Nuno Maiato, então pároco na Matriz da Lagoa, que o jornal procurava nova direção.

Para evitar a sua extinção e com sentido de missão assente na liberdade de informação e combate à iliteracia num concelho com uma das taxas de abandono escolar mais elevadas dos Açores, Sara Sousa Oliveira, natural de Santa Cruz, Lagoa, assume a direção de informação do Diário da Lagoa entre janeiro de 2020 e junho de 2021. Com mais de uma década de jornalismo em órgãos de comunicação social nacionais, Sara Sousa Oliveira inaugurou a nova imagem gráfica do jornal sob o lema “notícias que contam”, valorizando as pessoas e as histórias locais e regionais, apostando sempre num jornalismo narrativo e de proximidade que não está preso à agenda ou a qualquer tipo de interesses.

Em julho de 2021, Clife Botelho passa a ser o novo diretor do Diário da Lagoa mantendo-se até hoje em funções. Natural de Santo António, concelho de Ponta Delgada, mas residindo na Lagoa, é ele quem dá continuidade a um projeto que, todos os dias, tem vindo a crescer consolidada e gradualmente e que ficou ainda mais acessível com um novo site lançado em julho de 2023.

Com quase uma década de vida, o Diário da Lagoa já chegou a milhares de pessoas, dentro e fora dos Açores tendo um importante eco na diáspora açoriana espalhada pelo mundo.

O jornal procura continuar diariamente a sua missão de informar, através de um jornalismo independente, inclusivo, plural e essencial a uma sociedade democrática e esclarecida.

Os quatro diretores deste jornal – Norberto Silveira Luís, Suzi Moniz, Sara Sousa Oliveira e Clife Botelho – bem como os colaboradores que os acompanharam ao longo do tempo, foram os responsáveis pela casa que criaram e está viva. Ela conta e continua a contar a história do concelho da Lagoa, da ilha de São Miguel e dos Açores tendo por base todos aqueles que estiveram e estarão sempre na fundação desta casa: os nossos leitores.

  • +240 mil visitas onlineMédia 20 mil visitas/mês no site em 2022
  • +18 mil seguidoresPresença ativa no Facebook e Instagram
  • Tiragem de 1.000 exemplaresDistribuidos na ilha de São Miguel
  • +1.000 subscriçõesEdição no formato digital

L'équipe

Clife Botelho

Clife Botelho

Journaliste et directeur de l'information

Sara Sousa Oliveira

Sara Sousa Oliveira

Journaliste et rédacteur en chef

Hamilton Martinho

Hamilton Martinho

Directeur commercial