Log in

“É importante votar em quem defende o que realmente importa para as suas vidas”

O Diário da Lagoa entrevistou os candidatos à presidência da Câmara Municipal da Lagoa. Conheça as respostas do candidato do Bloco de Esquerda, Orlando Guerreiro

© BE AÇORES

DL: Porque se candidata nestas autárquicas?
São várias as razões pelas quais me apresento a esta candidatura. Sou candidato à autarquia de Lagoa por entender que podemos, com as nossas propostas, contribuir para uma melhoria da qualidade de vida de todos os Lagoenses. Sou candidato porque, em minha opinião, é importante para a democracia uma maior diversidade partidária no executivo camarário e na assembleia municipal. Por fim, e não menos importante, porque atravessamos momentos bizarros onde a democracia não é algo que possamos ter como adquirido e a participação é uma importante forma de exercer a democracia. Por isso, candidato-me porque pretendo, num futuro já não muito distante, que os meus filhos (Lagoenses “de gema”) possam continuar a viver em democracia.

DL: Quais são os seus objetivos para o concelho da Lagoa?
O principal objetivo é melhorar a qualidade de vida dos Lagoenses. Para tal, apresentamos diversas propostas que têm esse intuito em diversas áreas. Na mobilidade propomos (proposto em 2021) a criação de uma rede de transportes coletivos municipais, recorrendo a mini-autocarros elétricos, preferencialmente gratuita. Introdução da modalidade de “transporte a pedido” como forma de satisfação de necessidades nas freguesias e lugares mais distantes do centro em parceria com as juntas de freguesia e a criação de ciclovias na rede viária municipal integrando e interligando as já existentes.
Relativamente aos jovens propomos a criação do projeto “um parque infantil em cada bairro” para garantir em cada freguesia e bairro do concelho um parque infantil com boas condições. Propomos, também, uma maior dinamização das instituições desportivas e culturais (clubes desportivos e filarmónicas) com as nossas escolas.
No que refere aos problemas sociais que afligem, infelizmente, o nosso concelho queremos criar um Plano Municipal Integrado de Combate à Pobreza, com diagnósticos e metas concretas; Automatização do acesso à Tarifa Social da Água, Saneamento e Resíduos; promover a criação de Gabinetes Municipais para a Igualdade e garantir a existência no concelho de programas de combate à toxicodependência, incluindo programas de consumo assistido.
No que concerne ao ambiente desejamos plantar novas áreas verdes em meio urbano como sumidouro de carbono, regulação da temperatura e da qualidade do ar. Utilizar as ribeiras como corredores (verdes) ecológicos através da sua renaturalização. Vamos promover uma gestão de espaços públicos amiga dos polinizadores e promover compras ecológicas no sector municipal. Pretendemos, também, garantir que os edifícios da autarquia obtenham a neutralidade climática em 2030.

DL: O que considera urgente resolver na Lagoa?
É urgente atuar sobre a crise da habitação. Neste aspeto propomos a construção pública de novos alojamentos destinados ao arrendamento social e para classes médias, integrados na malha urbana. A mobilização de edifícios públicos devolutos ou sem utilização para habitação a custos controlados e a definição de metas municipais para o aumento da habitação pública.
Outro assunto extremamente importante é a falta de vagas em creches e ATLs no nosso concelho. O número de crianças nestas circunstâncias é cada vez mais e, por isso, propomos o aumento de oferta destas valências e a extensão dos ATLs até ao término do segundo ciclo de ensino.

DL: Que mensagem quer deixar aos lagoenses nesta campanha?
A mensagem que deixo a todas e todos os Lagoenses é que no próximo dia 12 de outubro cumpram com o seu direito e dever cívico ao votar. É importante votar nas pessoas e propostas que vão de encontro às suas aspirações. É importante votar em quem defende o que realmente importa para as suas vidas. Não aderimos à campanha da entrega de canetas e bugigangas porque é, em minha opinião, um contrassenso apelar a uma sustentabilidade ambiental, a uma economia circular e simultaneamente andar a distribuir brindes para convencer os eleitores. Os eleitores devem votar em consciência com as propostas apresentadas e defendidas por cada partido e as nossas propostas são as que melhor defendem a Lagoa.

avatar-custom

Sara Sousa OliveiraEditora executiva

Os leitores são a força do nosso jornal

Subscreva, apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.

Laisser un commentaire

Votre adresse e-mail ne sera pas publiée. Les champs obligatoires sont indiqués avec *

CAPTCHA ImageChanger d'image