Log in

Duas escolas da Ribeira Grande premiadas no desafio “Geração Depositrão”

Alunos escoal Raboa de Peixe geração depositRÃO

A escola básica de Rabo de Peixe e a escola profissional da Ribeira Grande distinguiram-se entre as 659 escolas que participaram no desafio “Geração Depositrão”, tendo ambas sido premiadas na oitava edição do concurso promovido pelo programa Eco-Escolas da ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa.

Os jovens da escola básica de Rabo de Peixe arrecadaram o segundo lugar na categoria “Constrói o teu depositrão”, projeto coordenado pelo professor Rui Gaspar, atrás da escola básica n.º 1 de Arganil que conquistou a primeira posição.

Este projeto foi desenvolvido por alunos com necessidade educativas especiais que se encontram integrados numa turma de TVA (Transição para a Vida Ativa). A ideia surgiu a partir de uma pesquisa que os alunos fizeram relativa à evolução dos aparelhos elétricos e, em consenso, decidiram reproduzir um aparelho que não se encontra, atualmente, disponível no mercado.

Assim, o aspeto geral do depositrão foi inspirado num aparelho electrónico dos anos 50. Todavia, este tem a particularidade de transformar todos os aparelhos elétricos ou eletrónicos, que nele são inseridos, em algo novo e útil para todos, protegendo o ambiente e dando nova vida a estes aparelhos.

Já a escola profissional da Ribeira Grande foi distinguida na categoria “Selfie criativa”, projeto coordenado pelo professor Nuno Gaudêncio, ex-aequo com a escola de Caminha e a escola superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa.

Os jovens aproveitaram o material de computador inutilizado e decoraram uma flor em suporte de contraplacado, utilizando tintas à base de água e aplicação de teclas, peças de coolers, entre outros itens. Após a conclusão da flor, tiraram uma selfie no jardim da escola, apelando para uma consciência mais verde através da exposição dos cartazes da geração depositrão.

No total foram apresentados 207 trabalhos e premiadas 16 escolas nas categorias “Constrói o teu depositrão”, “Mural REEE”, “BD REEE” e “Selfie criativa”.

DL/CMRG

Os leitores são a força do nosso jornal

Subscreva, participe e apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.

Laisser un commentaire

Votre adresse e-mail ne sera pas publiée. Les champs obligatoires sont indiqués avec *

CAPTCHA ImageChanger d'image