Log in

Cineteatro lagoense acolhe concerto de homenagem e György Ligeti

© Erich Auerbach/Hulton Archive
pubpub

No próximo sábado, 28 de outubro, às 21h00, terá lugar no cineteatro lagoense Francisco d’Amaral Almeida um concerto comemorativo do centenário de György Ligeti, numa iniciativa da Associação Cultural Arquipélago Cromático.

Este concerto insere-se no ciclo de concertos de homenagem, tendo como principal objetivo homenagear personalidades e compositores de relevo, tanto a nível nacional, como internacional. O primeiro evento desta ação é dedicado ao compositor György Ligeti, que celebra, este ano, o seu centenário.

De origem judaica, György Ligeti é um compositor marcante da história da música do século XX, que teve na sua vida e obra a forte marca da perseguição. Assim, “homenagear Ligeti é também homenagear todos aqueles que continuam a experienciar os paradigmas da intolerância, da não aceitação e do desrespeito pela liberdade”, defende a associação.

No que se refere ao programa deste momento musical, o concerto irá iniciar com a peça “6 Bagatelas”, da autoria do próprio homenageado, seguida de um excerto da obra “10 peças para quinteto de sopros”, peça característica de uma fase de transição na escrita de Ligeti. O programa segue com a obra “Cinco elegias”, do compositor português Eurico Carrapatoso, em que este homenageia cinco compositores.

Finalmente, o concerto encerra com um elemento comum à obra de Ligeti e à obra de Carrapatoso, Béla Bartók, compositor a quem ambos dedicam a sua homenagem.

Os leitores são a força do nosso jornal

Subscreva, participe e apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.