Log in

Campeonato Regional das Profissões regista a maior participação de sempre

© D.R.

O 25.º Campeonato Regional das Profissões decorre de 13 a 17 de maio na Escola Profissional da Praia da Vitória, na ilha Terceira. Segundo comunicado do Governo Regional, a iniciativa volta a celebrar a excelência do Ensino Profissional nas Escolas Profissionais, e é promovida pela Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego, através da Direção Regional de Qualificação Profissional e Emprego.

Esta edição regista a maior participação de sempre nos campeonatos regionais – mais de uma centena de participantes, dos quais 86 concorrentes, 18 presidentes de júri e 23 jurados, de acordo com a mesma nota. Esta edição fica ainda marcada pelo maior número de sempre de escolas profissionais em participação, 13, e de profissões em competição, 18, no total.

Os vencedores vão poder representar a Região no PortugalSkills, de 12 a 16 de novembro, em Santa Maria da Feira, de onde sairão os representantes de Portugal no EuroSkills Herning (Dinamarca), em setembro de 2025, e no WorldSkills Xangai (China), em setembro de 2026.

Durante o 25.º Campeonato Regional das Profissionais, à margem da competição dos jovens que vão disputar os melhores lugares em cada profissão a concurso, vão decorrer iniciativas públicas, como sessões de demonstração de competências técnicas, sessões com empresários e entidades empregadoras ou sessões com jovens do Ensino Geral e do Ensino Profissional. Todas as iniciativas decorrem na Escola Profissional da Praia da Vitória.

No dia 16 de maio, pelas 9h30, terá lugar a conferência “Capacitar os Açores para o Futuro: O Impacto das Novas Tecnologias nas Profissões”, no âmbito do Fórum Regional da Qualificação Profissional e da Agenda Regional para a Qualificação Profissional – Horizonte 2030.

Participam no primeiro painel, “Competências Emergentes na Era Digital”, Francisco Simões, Investigador Auxiliar no Cis-ISCTE; Duarte Pimentel, Diretor Executivo do Terinov; e Verónica Carvalho, Fundadora e CEO Didimo.

No segundo painel, “O Futuro do Trabalho nos Açores”, participam Nuno Cota, Sócio Fundador da SOLVIT; Pedro Silva, Diretor de Tecnologia do Air Centre; e Marco Bettencourt, CEO Redcatpig.

A sessão de abertura da conferência será presidida pela Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego, Maria João Carreiro.

As profissões em competição são as seguinte: Caring- Serviços Pessoais e à Comunidade; Cozinha; Pastelaria; Serviço de Restaurante e Bar; Desenvolvimento de Aplicações para Dispositivos Móveis; Cloud Computing; Web Technologies; Gestão de Redes Informáticas; Contabilidade e Gestão | CRM; Cyber Security; Mecatrónica Industrial; Robótica Móvel; Eletrônica; Eletricidade e Instalações; CAD Construção Civil; Tecnologias de Energias Renováveis; Agropecuária; Desenvolvimento de Jogos Digitais.

Vão participar as escolas: Escola Profissional da Ribeira Grande – A Ponte Norte; Escola de Formação Turística dos Açores – EFTA; ENTA – Escola de Novas Tecnologias dos Açores; Escola Profissional de Nordeste; Escola Profissional de Vila Franca do Campo; Escola Profissional da Santa Casa da Misericórdia de Ponta Delgada – MEP; Escola Profissional do Sindicato de Escritório e Comércio da RAA-EPROSEC; CQA – Centro de Qualificação dos Açores, IPRA; Escola Profissional Monsenhor João Maurício Amaral Ferreira – Povoação; Escola Profissional de São Jorge – ADISJ; Escola Profissional do Pico – ADLIP; Escola Profissional da Praia da Vitória e Escola Profissional da Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo.

Os leitores são a força do nosso jornal

Subscreva, participe e apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.