A cerimónia de apresentação do plano de ação da Rede de Autarquias Participativas (RAP) para 2016/2017 realizou-se esta segunda-feira, na Câmara Municipal de Cascais.
Na mesma cerimónia, foi celebrado um protocolo de colaboração entre a RAP, presidida pela Autarquia de Cascais e o projeto EMPATIA, visando a disseminação, pelos membros da rede, da plataforma de participação multicanal desenvolvida por este projeto.
A RAP tem como Vice-presidentes a Câmara de Ponta Delgada e de Valongo. Durante a cerimónia, o Presidente do maior Município dos Açores, José Manuel Bolieiro, afirmou que, quer o plano de ação da Rede de Autarquias Participativas para 2016/2017, quer a assinatura do protocolo entre a RAP e o projeto EMPATIA “é um projeto ousado”.
José Manuel Bolieiro manifestou-se particularmente satisfeito com o facto da rede abarcar representantes do continente e das regiões autónomas.
Refira-se que o plano agora apresentado tem como grandes objetivos consolidar a rede assegurando a sua representação política e alargando a mesma dos atuais 53 para os 308 municípios de Portugal.
Por outro lado, visa contribuir para o reforço político e institucional dos mecanismos de democracia participativa no país através da partilha de informação e experiências em três grandes conferências.
Cascais, Ponta Delgada e Valongo venceram a candidatura para a presidência da Rede de Autarquias Participativas. No entanto, municípios da outra lista candidata juntaram-se às vencedoras, pelo que a RAP conta também com Águeda, Funchal e Braga.
DL/CMPD
Os leitores são a força do nosso jornal
Subscreva, apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.
Laisser un commentaire