
Alunos e docentes da Escola Secundária de Lagoa levaram a impressão 3D ao Azoresbot 2025, no âmbito do Erasmus 3DPrintED. As atividades tiveram lugar na EBI Roberto Ivens, no dia 21 de outubro, e no Pavilhão do Mar, em Ponta Delgada, nos dias 23, 24 e 25 de outubro. As atividades formativas de impressão 3D, direcionadas a docentes e alunos, foram marcantes no evento, promovendo a disseminação da metodologia 3DPrintED e expandindo-a para o universo da robótica.
Esta iniciativa reuniu uma vasta comunidade de alunos, professores, profissionais de STEM e demais interessados, sendo uma oportunidade para cumprir o objetivo do Erasmus: a implementação da impressão 3D na Escola.

Durante o evento, foram realizadas oficinas, demonstrações, práticas e impressão de diversos projetos de robótica. Atividades acompanhadas por professores do projeto e por alunos muito bem preparados, que apoiaram consistentemente o processo de aprendizagem e o ensino de competências em impressão 3D junto de alunos e docentes de várias instituições educativas.
A estratégia adotada baseou-se numa abordagem simplificada da metodologia original do Erasmus 3DPrintED, sendo que se prevê o lançamento de uma versão mais aperfeiçoada da metodologia no dia 30 de abril de 2026, no evento Print Jam 2.0
Antes disso, o Erasmus irá desenvolver atividades no próximo Steam & Games, que terá lugar nos dias 27 e 28 de novembro de 2025, na Escola Secundária de Lagoa.

Estas atividades resultaram de uma parceria com a comissão organizadora constituída pelo Governo Regional dos Açores, PROBOT, EBI Roberto Ivens, Centro de Qualificação dos Açores e ENTA, tendo havido ainda a valiosa contribuição de vários outros parceiros, como consta no sítio do Azoresbot 2025.
Os leitores são a força do nosso jornal
Subscreva, apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.
Laisser un commentaire