Associação Musical de Lagoa conta com 100 alunos inscritos
Fundada a 30 de novembro de 2007, a Associação Musical de Lagoa (AML) celebra, este outono, 17 anos de existência. Tem como principal essência o desenvolvimento da música e é com trabalho e dedicação que prepara o início de mais um ano letivo
A diretora e professora Ermelinda Medeiros recebeu o Diário da Lagoa (DL) e falou-nos sobre o modo de funcionamento da Associação, os desafios que carrega e a paixão de ensinar a música, que diz só nos “acrescentar mais” enquanto seres humanos. É com o seu coeso corpo docente, de 15 profissionais, a vontade de aprender dos seus alunos, o incentivo dos pais e o fundamental apoio da Câmara Municipal de Lagoa que tem vindo a registar um crescimento exponencial de ano para ano.
O funcionamento da AML determina-se por “várias valências”, assim como pelo desenvolvimento de “vários projetos”, tendo como foco principal a academia musical. A sua oferta consiste em duas vertentes: o curso livre e o curso curricular. Funciona “quase como uma escola” e abre portas a todas as idades, contando, atualmente, com uma faixa etária abrangente: dos três aos 79 anos de idade. “Já temos um grande leque etário, mas a nossa ideia é alargar e também diversificar os instrumentos.”, explica Ermelinda.
A formação musical, a música na infância, o ensino de instrumentos como o piano, guitarra e percussão e, ainda, as aulas de ballet, são algumas das modalidades disponíveis na Associação. “Os nossos alunos vêm para aqui para aprender e ao ritmo de cada um”, assegura ao DL.
Ensinar a música: “Todas as idades são desafiantes”
Acolher as diferentes idades na academia musical abrange desafios diferentes, assim como o ensino da própria música, que “não exige só talento, mas muita prática”. Os mais pequenos, que englobam a maioria dos alunos inscritos, “têm o mundo todo para descobrir” e vêm com a inquietação de perceber o que mais os fascina dentro da área musical. Já os adultos que lá chegam, têm ideias mais claras daquilo que desejam fazer. A verdade é que a música tem uma grande importância para todos, “é uma área da vida tão importante, que só nos completa em todas as valências”, declara a professora. “e é por isso que temos o trabalho individual de aprendizagem e temos o conjunto. A música também trabalha o relacionamento.”
Subscreva, apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.
Laisser un commentaire