Log in

Açores participam na criação da Rede do Património Mundial em Portugal

Paisagem-Cultura-Vinha-Pico

Os Açores, através do Centro Histórico de Angra do Heroísmo e da Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico, participam, esta sexta-feira, dia 18, em Coimbra, na criação da Rede do Património Mundial em Portugal. 

Um representante da Direção Regional da Cultura, cujo Diretor é o gestor da Zona Classificada de Angra do Heroísmo perante a UNESCO, estará presente amanhã, na Sala do Senado da Universidade de Coimbra, onde será assinado um Acordo de Cooperação para a Criação da Rede do Património Mundial em Portugal, pelos Gestores do Património Mundial em Portugal e pela Comissão Nacional da UNESCO. 

O Acordo de Cooperação para a Criação da Rede do Património Mundial em Portugal tem por objetivo a promoção da aproximação entre os sítios património mundial, através do debate de ideias sobre a gestão e reabilitação do património, do intercâmbio de conhecimentos e da discussão de questões de interesse mútuo, bem como na participação conjunta em projetos e iniciativas que gerem valor nas regiões onde se inserem e difundam o Património Mundial em Portugal e no Mundo. 

Esta parceria pretende, no essencial, facilitar a criação de condições para que, nas próximas décadas, as regiões onde se inserem os bens inscritos na Lista do Património Mundial da UNESCO assegurem não só o seu estatuto de Património Mundial, mas também estimulem a economia e mobilizem as suas gentes, no sentido de gerar valor desse reconhecimento internacional. 

Além do Centro Histórico de Angra do Heroísmo e da Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico, este acordo de cooperação é será subscrito pelo Alto Douro Vinhateiro, Centro Histórico de Guimarães, Centro Histórico de Évora, Centro Histórico do Porto, Cidade-Quartel Fronteiriça de Elvas e suas Fortificações, Convento de Cristo em Tomar, Floresta Laurissilva da Madeira, Mosteiro de Alcobaça, Mosteiro da Batalha, Mosteiro dos Jerónimos e Torre de Belém, Paisagem Cultural de Sintra, Sítio de Arte Rupestre Pré-histórica do Vale do Coa e Universidade de Coimbra.

DL/GaCS

Os leitores são a força do nosso jornal

Subscreva, apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.

Laisser un commentaire

Votre adresse e-mail ne sera pas publiée. Les champs obligatoires sont indiqués avec *

CAPTCHA ImageChanger d'image