
O músico Açoriano Rafael Carvalho, natural da Ribeira Quente, tem um novo álbum de viola da terra, desta vez dedicado ao Cancioneiro Português e intitulado “Ao Toque do Polegar”, de acordo com nota de imprensa remetida pela Associação Viola da Terra.
Com o novo álbum, Rafael Carvalho pretende homenagear a música tradicional dos Açores, Madeira e Portugal continental, “dedilhada pelas cordas de uma Viola e ao toque do polegar”, lê-se, na mesma nota.
Com o polegar, por ser a técnica de execução tradicional da Viola da Terra nas Ilhas de Santa Maria e São Miguel e porque, mais do que achar a mesma limitativa, o músico e professor açoriano encara-a como um desafio diário de superação.
A uma dezena de modas tradicionais, com arranjos próprios, juntam-se dois originais, compostos para integrar o álbum e na temática do mesmo. Desde um “medley de modas Alentejanas, passando pela “Chula”, “Vira”, “Pezinho”, “O Charamba”, “Baile Furado”, entre tantos outros, ao mesmo tempo que a “Branca Flor” da Ilha Terceira cola-se à “Toutinegra do Moinho”, de Coimbra. Os dois originais são a “Polca Açoriana – Ao Toque...
Article exclusif pour les abonnés
Assine já por apenas 0.5€ e ajude-nos a contribuir para um jornalismo mais independente.
Já é Assinante? Faça login e continue a ler
Por apenas 0.5€ poderá continuar a ler este artigo.