Log in

Formação “Novos bonecreiros” é gratuita e pretende formar novos artesãos na Lagoa

© CML
pubpub

Para manter viva a arte bonecreira na Lagoa, a Câmara Municipal de Lagoa (CML) vai lançar um conjunto de formações no âmbito do projeto “Novos Bonecreiros”.     

De acordo com a nota da autarquia, as formações têm uma carga horária de 28 horas cada, ao longo de sete semanas.  Serão ministradas pelo artesão lagoense e mestre bonecreiro, João Arruda, todas as terças e quintas-feiras. É opcional a escolha de uma turma cujos horários serão diurnos, das 09h00 às 11h00, ou de uma turma com horário pós-laboral, das 19h00 às 21h00. A primeira fase destas formações decorrerá de 8 a 24 de março e a segunda de 12 de abril a 5 de maio.

Estas formações enquadradas no segundo eixo de ação do projeto “Novos Bonecreiros” pretendem ser um incentivo à adesão de novos artesãos, sendo as formações gratuitas, e destinadas ao público em geral. Cada formação tem um limite de 6 formandos, em que é necessária uma inscrição prévia.

O primeiro eixo iniciou em setembro e foi direcionado à comunidade escolar do concelho de Lagoa, cujo objetivo passa por dar a conhecer aos jovens a arte bonecreira, integrando-a no programa curricular da disciplina de Educação Visual, do ensino regular das Escolas Básicas Integradas de Lagoa e de Água de Pau, bem como da Escola Secundária de Lagoa.

A arte bonecreira no concelho da Lagoa, incrementada no século XIX com a abertura das primeiras fábricas de cerâmica no concelho é, atualmente, mantida somente por cinco artesãos. 

A primeira fase destas formações destinam-se à construção de um figurado em barro, seguindo-se da sua cozedura em mufla e da pintura do mesmo com tinta acrílica. Por seu turno, a segunda fase recai na execução dos moldes em gesso de todas as figuras confecionadas na primeira fase.

Na medida em que, estas formações têm como principal propósito perpetuar a tradição da arte bonecreira, incentivando o surgimento de novos artesãos, o objetivo final passa por conceder aos formandos as ferramentas necessárias para conseguirem, no espaço de um ano, desenvolverem esta atividade artesanal, obtendo a Carta de Artesão e de Unidade Produtiva Artesanal (UPA), através do Centro de Artesanato e Design dos Açores (CADA).

De igual modo, a autarquia lagoense pretende proporcionar a um formando, selecionado de ambas as turmas, com base nas condições estipuladas no documento das Normas de Funcionamento deste projeto, um intercâmbio de conhecimentos desta arte, entre artesãos/bonecreiros e entidades externas, em território nacional. A autarquia garante que vai assegurar as despesas inerentes a esta atividade, nomeadamente, viagem, estadia, alimentação e formação, através da atribuição de uma bolsa no valor de 2000 euros.

As inscrições estão abertas até ao dia 7 de março através do e-mail: educacaoecultura@lagoa-acores.pt, presencialmente no Convento de Santo António, em Santa Cruz, ou através do telefone 296 960 600. É necessário o preenchimento e envio do anexo 1 que consta no documento das Normas de Funcionamento do Projeto “Novos Bonecreiros” disponível no portal online da CML.

Cada formando vai receber um “Kit Novos Bonecreiros” com todo o material necessário para frequentar e concluir a formação, de modo a desenvolver esta forma de arte e aprimorar as técnicas lecionadas.

DL

Os leitores são a força do nosso jornal

Subscreva, participe e apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CAPTCHA ImageAlterar Imagem