Formação sobre Comunicação Acessível com Maria Vlachou

Decorreu, no Convento dos Franciscanos, Lagoa, a formação “Comunicação Acessível – Design de Comunicação e Linguagem Clara” com Maria Vlachou da Acesso Cultura, onde estiveram presentes 35 profissionais ligados à área.

Maria Vlachou é Consultora em Gestão e Comunicação Cultural, Directora Executiva da Acesso Cultura é autora do blog bilingue Musing on Culture e do livro com o mesmo nome, onde escreve sobre cultura, as artes, museus, gestão cultural, comunicação e públicos.

Segundo uma nota enviada à nossa redação, no decorrer da formação, Maria Vlachou demonstrou como os erros na comunicação visual e escrita são habituais e constantes e como dificultam a acessibilidade dos visitantes aos conteúdos de exposições e de outros suportes escritos (materiais de divulgação, websites, folhas de sala). Salientou a importância da atribuição clara do papel e das responsabilidades dos designers e profissionais da cultura como factor determinante para o sucesso dos projetos que integram. Desafiou os formandos a “encontrar o que precisam, entender o que encontram e usar essa informação” com o propósito de permitir a acessibilidade total ao público-alvo.

Esta formação organizada pela Câmara Municipal de Lagoa, através da Coordenação de Educação e Cultura, teve por objetivo formar a equipa da área cultural, promovendo um melhor entendimento das necessidades dos visitantes e dos espetadores, munindo-a de conhecimento susceptível de contribuir para a construção e comunicação de conteúdos mais eficazes e acessíveis. A formação foi aberta a entidades congéneres, tendo integrado formandos da Universidade dos Açores, Museu Carlos Machado e Museus Municipais da Ribeira Grande.

DL/CML

Categorias: Local

Deixe o seu comentário