Filipe La Féria no Coliseu com “Olívia & Eugénio”

O encenador e dramaturgo português Filipe La Feria estará no Coliseu Micaelense para apresentar, na qualidade de encenador, a sua mais recente produção: “Olívia & Eugénio – uma lição de amor”, uma peça protagonizada pela grande atriz nacional Rita Ribeiro e dois atores com Síndrome de Down, que sobe ao palco da maior casa de espetáculos dos Açores a 24 de junho, sábado, às 21H30.

Chama-se “Olívia & Eugénio – uma lição de amor” e, em apenas dois meses de exibição após a sua estreia nacional, é considerada mais uma revelação nas produções de Filipe La Feria, o grande responsável pela revitalização do teatro ligeiro português.

Uma peça que conta como protagonista Rita Ribeiro, uma das melhores atrizes de teatro do país, e dois atores com Síndrome de Down. Escrita pelo autor peruano Herbert Morote, “Olívia & Eugénio – uma lição de amor” é encenada por Filipe La Feria.

A peça retrata de uma forma extraordinária uma história que, pela grandeza dos seus personagens, ultrapassa fronteiras convertendo-se numa história universal que chega ao coração de todos, independentemente do seu idioma, raça ou cultura.

Segundo a sinopse da produção, em “Olívia & Eugénio”, “mãe e filho enfrentam uma situação extrema onde se questionam valores que surgem em tempo de crise. Olívia recorda o seu passado fazendo um sincero ajuste de contas com todos os que passaram pela sua vida. Sobre eles, Olívia interroga-se se são mais normais que o seu filho Eugénio, um jovem com Síndrome de Down. Afinal, quem é normal? Olívia, que sofre de uma doença terminal, vê-se obrigada a tomar a maior decisão da sua vida. Quem ficará com o meu filho Eugénio? De que valeu tudo o que foi vivido? Onde estão os verdadeiros valores da vida? Eugénio, com a sua inocência e doçura, sem dar conta, leva a sua mãe a reconhecer que ele é o melhor presente da sua vida. Tem sido ele que a espera sempre de braços abertos sem pedir nada em troca, só a sua presença e o seu amor”.

Filipe La Féria, o encenador de “Olívia & Eugénio”, estará presente em Ponta Delgada, no Coliseu Micaelense, para apresentação da peça e, segundo ele, espera “uma casa cheia de açorianas e açorianos a apoiar o seu mais recente projeto”.

Do longo e premiado percurso deste emblemático encenador e dramaturgo do nosso país, consta, entre outras produções, o histórico “Passa por Mim no Rossio”, um musical que passa em revista a atualidade política, económica e social com uma crítica acutilante e mordaz, plena de humor e música, e uma coreografia arrojada; uma “Grande Revista à Portuguesa” que lhe valeu o Prémio de Homem do Ano na área do Teatro da Revista GQ; após o sucesso de “Portugal à Gargalhada”, “A República das Bananas”, “As Árvores Morrem de Pé”, de Alejandro Casona, com os mais notáveis atores portugueses, “O Musical da Minha Vida”, que esgotou todas as sessões no Casino Estoril, e “Amália”, apresentado ao longo de 6 anos com 3 milhões de espetadores, é a vez de “Olívia & Eugénio”, uma peça que pretende juntar-se aos grandes êxitos do encenador.

DL/CM

Categorias: Cultura

Deixe o seu comentário