A filarmónica Eco Edificante, da vila do Nordeste, comemorou o 163.º aniversário com um concerto que teve lugar no Centro Municipal de Atividades Culturais, dirigido pelo maestro Daniel Caceiro.
Fundada em 1861 pelo padre Jacinto Félix Machado, a Eco Edificante é a banda mais antiga de São Miguel e funciona, ininterruptamente, desde a data da sua constituição. Ao longo da sua longa história chegou a ser considerada a melhor banda dos Açores e recebeu elogios de vários quadrantes, inclusive de um crítico musical francês que escreveu “(…) nunca pensei ouvir (…) notas de Bach tão bem executadas por organistas de dedos tortos.”
Em 1946, tomou parte na “Parada das Filarmónicas Micaelenses” por ocasião das comemorações dos 400 anos da cidade de Ponta Delgada. Em 1991 deslocou-se à ilha da Madeira e, em 1997, às Grandes Festas do Espírito Santo, em Fall River. Gravou uma cassete em 1998, ano em que inaugurou a nova sede.
Composta atualmente por cerca de quarenta músicos, a filarmónica Eco Edificante é exemplo de “longevidade e trabalho contínuo”, realçou o deputado Flávio Soares, presente nas comemorações do...
Artigo exclusivo para assinantes
Assine já por apenas 1€ e ajude-nos a contribuir para um jornalismo mais independente.
Já é Assinante? Faça login e continue a ler
Por apenas 1€ poderá continuar a ler este artigo.