Log in

Festas de São João em Vila Franca do Campo de 3 a 27 de junho

© CM VILA FRANCA DO CAMPO

As comemorações de São João da Vila decorrem, este ano, de 3 a 27 de junho, com um programa diversificado, que integra atividades culturais, desportivas e animação, havendo arraial todos os dias entre 13 e 25 de junho. O programa foi apresentado a 17 de maio, pela vice-presidente, Graça Melo, que na ocasião salientou tratar-se de uma programação que abrange todas as faixas etárias.

O primeiro desfile das marchas populares acontece na noite de 23 de junho, com os marchantes a concentrarem-se junto à Rotunda dos Frades, início do percurso, terminando no Largo Bento de Góis, onde, após o desfile, cumpre-se o tradicional arraial com música ao vivo. Na noite de 24 de junho, há lugar, pela segunda vez, do desfile das marchas populares.

Nas marchas populares, marca identitária das Festas de São João da Vila, vão desfilar este ano 17 marchas, totalizando cerca de 1500 marchantes. Entre as 17, uma é de Santa Maria e uma outra da América do Norte, representando a “nossa diáspora, que reúne emigrantes da Bermuda, América e Canadá, situação que acontece pela primeira vez”, afirmou Graça Melo.

As ‘Noites da Juventude’, programadas para os dias 14,15, 21 e 22 de junho, no recinto das festas, junto à Rotunda dos Frades, são outra atração do São João da Vila. Blasted Mechanism, Profjam, Aurea, Mizzy Miles, Sippinpurpp, Nuno Ribeiro, Oruam, Hybrid Theory, Julinho KSD, são alguns dos artistas que irão atuar, a par de outros artistas, incluindo locais. O passe geral terá um valor de 25 euros, e o passe diário 17 euros.

A sessão Solene de Abertura dos Festejos do Feriado Municipal, que sinaliza a abertura oficial dos festejos, está prevista para o dia 12 de junho, pelas 20h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

A par dos pontos mais altos das festas, a autarquia realçou ainda outras atividades culturais e desportivas como o Trail São João da Vila, Torneios de Karaté, Dominó, Xadrez, Ténis, a Serrotes Cup ou a Feira de São João, exposições, workshops, entre outros eventos.

Na apresentação, a vereadora, questionada pelos jornalistas sobre o valor investido nas Festas de São João 2024, disse que a autarquia prevê um “valor arredondado de 300 mil euros”. Segundo Graça Melo, “todos os eventos que estão contemplados no programa dependem de um orçamento robusto, até porque queremos fazer cumprir este programa com qualidade”.

Os leitores são a força do nosso jornal

Subscreva, participe e apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.