Festa da Flor na Ribeira Grande regressa sob o tema “Renascer”

© D.R.

A Festa da Flor está de volta e, segundo nota de imprensa enviada pela autarquia da Ribeira Grande, este ano “constitui-se como um evento de referência no panorama cultural da Ribeira Grande, proporcionando à cidade dias coloridos, repletos de animação e alegria”.

Este ano, a festa irá decorrer entre os dias 12 e 15 de maio, sendo o seu ponto alto o desfile alegórico, sob a temática “Renascer”. A autarquia ribeiragrandense diz que o evento “pretende ter um cariz aglutinador e representativo de todas as freguesias e instituições do nosso municipio”.

O tapete de flores, de acordo com a temática, irá remeter à forma e simbolismo da Fénix, o passáro que renasce das cinzas. “À semelhança desta ave, os tempos que vivemos simbolizam de igual forma um resnascimento, um regresso à normalidade, após um período conturbado”, destaca a câmara municipal da Ribeira Grande.

Quanto ao programa festivo, na quinta-feira, dia 12 de maio, o Teatro Ribeiragrandense irá ser o palco do concerto de música clássica “Violoncelo Romântico”, protagozanido pela violoncelista Maria José Falcão e pianista Anne Kaasa.

Na sexta-feira, dia 13 de maio, irá ser inaugurado o tapete de flores “Renascer, pelas 18h30, no Largo Conselheiro Artur Hintze Ribeiro, seguido da inaugururação da exposição coletiva de pintura “FlorArte”, na igreja do Senhor dos Passos, pelas 19h.

No sábado, dia 14 de maio, o Largo Conselheiro Artur Hintze Ribeiro recebe uma atividade de observação solar, promovida pelo OASA. De seguida, pelas 15h30, irá decorrer a apresentação dos livros de poesia “Torna-Viagem” e “Mistérios”, de Augusto Pedro.  

Logo após este momento, decorrerá o ponto alto da Festa da Flor, com o seu tradicional e emblemático desfile alegórico, pelas 16h30, que percorrerá a rua Direita da cidade. Integrarão o desfile da Festa da Flor os carros alegóricos das diversas juntas de freguesias e instituições do concelho da Ribeira Grande.

De seguida, e dando continuidade à animação do centro histórico da cidade, subirá ao palco os “DUO.COM”, pelas 18h30, e o grupo de Cantares “BRUMA DA TERRA”, pelas 20h30, sendo ambas as atuações no Largo Hintze Ribeiro.

No domingo, dia 15 de maio, último dia do programa comemorativo da Festa da Flor, irá decorrer a atividade “Ciência da Flor”, promovida pela Ciência Divertida, pelas 15h00, e o concerto de Bárbara Azevedo e Hugo Freitas, pelas 16h00, no Largo Hintze Ribeiro.

Pelas 17h00, na Igreja de São Pedro, na Freguesia da Ribeira Seca, decorrerá a missa solene, seguida de procissão do Senhor Santo Cristo dos Terceiros, que iniciará na referida igreja com destino ao Museu Vivo do Franciscanismo. Para terminar as festividades, pelas 20h00, no Largo Hintze Ribeiro, ocorrerá a atuação da Filarmónica Aliança dos Prazeres, da Freguesia do Pico da Pedra.

Durante os dias da Festa da Flor, decorrerá um mercadinho de flores e plantas, onde estarão presentes diversos floristas da cidade.

DL

Categorias: Cultura

Deixe o seu comentário