Fenais da Ajuda da Ribeira Grande prepara novo trilho pedestre

© CM RIBEIRA GRANDE

Um novo trilho pedestre está a ser preparado na freguesia dos Fenais da Ajuda, concelho da Ribeira Grande, ilha de São Miguel, tendo recebido a visita do presidente da autarquia ribeiragrandese na passada semana.

Alexandre Gaudêncio, acompanhado pelo presidente da junta de freguesia dos Fenais da Ajuda, Davide Cambóia, fez questão de vincar a importância do novo investimento, afirmando que irá trazer mais pessoas ao concelho da Ribeira Grande, sobretudo à freguesia.

“Os trilhos pedestres são determinantes para gerarem mais economia local, principalmente nas freguesias que estão mais afastadas dos centros urbanos”, disse Gaudêncio.

O autarca destaca a preocupação que a autarquia tem tido no aumento da rede municipal de trilhos pedestres: “este novo trilho irá integrar a rede municipal de trilhos, que já ultrapassa os 50 quilómetros de extensão, o que se traduz numa clara aposta do turismo de natureza”, realçou.

Segundo nota de imprensa enviada pela autarquia, o novo trilho terá início junto à igreja da Senhora da Ajuda e irá percorrer parte da orla marítima, em particular a ponta dos Fenais da Ajuda, permitindo aos visitantes a observação de disjunções prismáticas. O fenómeno geológico apresenta semelhanças aos fenómenos da Calçada do Gigante, na Irlanda do Norte, da Rocha dos Bordões, na ilha das Flores, e ainda, na Ribeira do Maloás, na ilha de Santa Maria.

O percurso apresentará um formato circular e uma extensão de cerca de quatro quilómetros, sendo que irá ter ligação ao antigo trilho que existia na localidade. A obra estará a cargo da junta de freguesia dos Fenais da Ajuda, contando com o apoio da autarquia da Ribeira Grande e do Projeto Mar 2020.

Os trabalhos de construção, que irão dotar o local com a respetiva proteção e sinalização, irão iniciar-se na próxima semana, prevendo-se que o trilho pedestre esteja pronto a inaugurar do final do Verão.

DL

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário