Fausto Brito e Abreu reafirma importância da missão da Rede de Centros de Ciência dos Açores

Fausto-Brito-Abreu-visita-OVGA

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia afirmou, na Lagoa, em S. Miguel, no final de uma reunião no Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores (OVGA), que vai visitar todos os Centros de Ciência e Observatórios da Região até ao final deste ano, destacando a importância desta rede.

Fausto Brito e Abreu recordou que o Governo dos Açores publicou recentemente o relatório final da Estratégia de Especialização Inteligente (RIS3), que dará acesso a fundos estruturais em diversas áreas, no qual há referência às valências da Região na área da vulcanologia e avalização de riscos naturais.

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia assegurou que pretende “as melhores soluções que permitam aos centros de ciências e observatórios cumprir a sua missão da melhor forma”. 

“Este centro em particular tem interesse específico, caso da geotermia e vulcanologia, sendo áreas especiais da região”, referiu o governante.

Sobre as pretensões há muito exigidas pelos responsáveis pelo OVGA, que têm em conta dotar o centro de melhores condições físicas, Fausto Brito e Abreu diz ser possível fazer mais e melhor, sendo que o governo pretende otimizar os recursos e dinamizar os centros, onde o governante recordou a criação da Direção Regional de Ciência e Tecnologia. 

Sobre um eventual reajustamento de recursos humanos nos centros, algo que havia sido referenciado pelo anterior secretário da tutela, Fausto Brito e Abreu adiantou ser muito cedo para falar nessa situação, sendo que em alguns centros poderá haver redução, mas noutros poderá ser necessário mais meios humanos.

DL

Categorias: Local

Deixe o seu comentário