Estrutura de Missão dos Açores para o Espaço promove sessão de formação Copernicus em Ponta Delgada

Os serviços de monitorização marinha (Copernicus Marine Environment Monitoring Services) estarão em destaque na sessão de formação Copernuicus, que decorre sexta-feira, 9 de junho, no Laboratório Regional de Engenharia Civil, em Ponta Delgada, numa organização da Estrutura de Missão dos Açores para o Espaço.

Segundo o executivo regional, esta sessão, a que será possível assistir por webstreaming, está integrada numa iniciativa da Comissão Europeia, em colaboração com os estados membros, dirigindo-se tanto a utilizadores intermédios (técnicos) Copernicus, como às comunidades de utilizadores finais.

Nesse sentido, disponibilizam demonstrações práticas e oportunidades de treino básico na utilização e aplicação dos dados e serviços Copernicus, não apenas a nível geral, mas também por categorias específicas, como gestão de emergências, monitorização terrestre e marinha, gestão costeira e planeamento urbano, entre outras.

O Copernicus é um programa da União Europeia destinado a desenvolver serviços de informação com base em dados de observação terrestre, sendo coordenado e gerido pela Comissão Europeia e implementado em parceria com os estados membros, a Agência Espacial Europeia (ESA), a Organização Europeia para a Exploração de Satélites Meteorológicos (EUMETSAT), o Centro Europeu de Previsões Meteorológicas de Médio-Alcance (ECMWF), agências da UE e a empresa Mercator Océan.

A Estrutura de Missão dos Açores para o Espaço organiza esta sessão em Ponta Delgada enquanto membro da rede Copernicus Relays, cujo lançamento oficial teve hoje lugar em Bruxelas, sendo o único gabinete de informação português desta rede.

Os interessados podem obter mais informações através do endereço eletrónico http://workshop.copernicus.eu/portugal-infosession.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário