Estratégia de Investigação e Inovação para a Especialização Inteligente (RIS3) em consulta pública

RIS3-Açores-governoi-consulta-publica

O Governo dos Açores, concretizando a prioridade estabelecida no decorrer da Presidência açoriana da Conferência das Regiões Ultraperiféricas, desenvolveu uma proposta concertada que se encontra em consulta pública, de Estratégia de Investigação e Inovação para a Especialização Inteligente (RIS3) a implementar na Região no período 2014-2020.

A proposta da RIS3 Açores está disponível até ao próximo dia 28 de julho para consulta em http://www.azores.gov.pt/Portal/pt/entidades/srmct/docDiscussao/Estrategia_de_Investigacao_e_Inovacao_para_a_Especializacao_Inteligente.htm e os pareceres podem ser enviados através do endereço de correio eletrónico ris3@azores.gov.pt. A iniciativa pretende mobilizar todos os interessados e os principais ativos regionais no estabelecimento das prioridades políticas e na identificação sectorial do potencial de desenvolvimento económico e de geração de emprego.

O Governo dos Açores, tendo em vista promover a participação pública, vai ainda, através da Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, promover no próximo dia 23 de julho, às 15h00, no Anfiteatro C do Campus de Ponta Delgada da Universidade dos Açores, uma sessão de apresentação pública da Estratégia de Investigação e Inovação para a Especialização Inteligente.

Para o desenvolvimento da RIS3 Açores, foram realizadas análises a três áreas consideradas prioritárias, ‘Agricultura, Pecuária e Agroindústria’, ‘Pescas e Mar’, e ‘Turismo’, considerando o seu potencial de diferenciação face ao exterior, a existência de massa crítica, ou as ligações externas existentes.

Foram ainda consideradas outras áreas e centros de competência em que a Região apresenta elementos diferenciadores à escala internacional, como a biotecnologia, a vulcanologia e riscos geológicos, as energias, ou a monitorização espacial, permitindo o enriquecimento da estratégia e dos subsequentes projetos-piloto propostos.

A Estratégia de Investigação e Inovação para a Especialização Inteligente (RIS3) da Região será materializada através do apoio às atividades de investigação e de inovação e sustentará a decisão dos investimentos estruturais europeus, como parte da contribuição da Política de Coesão para os objetivos da estratégia Europa 2020.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário