Espaço vaga retoma programa independente de estudos artísticos

© D.R.

Depois de uma primeira edição entre março e maio, a escola vaga regressa de outubro a dezembro com um currículo de quatro sessões, articulado com os conteúdos programáticos da temporada ‘códigos comuns’, que é organizada em parceria com o LungA Art Festival, da Islândia.

Este sábado, dia 29 de outubro, das 10h00 às 17h00, Delfim Sardo – curador, professor e administrador do Centro Cultural de Belém (Lisboa), desenvolve a formação ‘curadoria: uma coisa ao lado da outra não são duas coisas’, com o objetivo de fazer um panorama sobre as questões que a curadoria tem vindo a enfrentar, a sua relação com a história da arte, a crítica, a estética e as determinantes políticas do seu exercício.

No mês de novembro decorrem duas sessões. No dia 12, das 10h00 às 12h00, a dupla islandesa residente na vaga, Krot & Krass – Björn Loki e Elsa Jónsdóttir, dá a conhecer as tradições tipográficas islandesas, as suas peculiaridades ao longo do tempo e a forma como se refletem no seu trabalho artístico, no seminário ‘Typography in Iceland: now & then’.

A 26 de novembro, das 10h00 às 17h00, a curadora e programadora Liliana Coutinho regressa ao espaço vaga para a formação ‘tecendo o mundo: grandes temas da arte contemporânea II’, onde se pretende refletir e reconhecer a forma como a arte contemporânea tece relações concretas com o mundo do qual emerge.

Em dezembro, no dia 3, das 15h00 às 17h00, Hilmar Guðjónsson, da direção do LungA Art Festival, apresenta o seminário ‘LungA School’ para dar a conhecer esta instituição independente e dirigida por artistas em Seyðisfjörður, na Islândia.

Todas as sessões decorrem na vaga, à excecão do seminário ‘Typography in Iceland: now & then’, que terá lugar nas Oficinas de São Miguel, em São Vicente Ferreira. Os seminários são gratuitos e as formações têm o custo de cinco euros (com almoço incluído). As inscrições estão abertas através de info@vagapdl.org e é possível consultar mais informações em www.vagapdl.org.

Categorias: Cultura

Deixe o seu comentário