Espaço Saúde apela para o “Dia sem Tabaco”

No âmbito do Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado, anualmente, a 31 de maio, a Câmara Municipal de Lagoa promove, esta sexta-feira, entre as 9h00 e as 12h00, um Espaço Saúde sob o lema “De pequenino se aprende a ser saudável”, na Praça de Nossa Senhora do Rosário. Esta iniciativa conta com a colaboração da Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel, Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis e Liga Portuguesa Contra o Cancro e associa-se às celebrações do Dia Mundial da Criança, que a edilidade tem preparadas para o mesmo dia e para o mesmo local, na cidade de Lagoa.

O objetivo do “Espaço Saúde” é apelar para a adoção de um estilo de vida saudável, apelando para a necessidade de uma alimentação saudável, acompanhada de prática do exercício físico e de uma vida livre de dependências. De forma a sensibilizar para os perigos do tabaco, a Câmara Municipal de Lagoa propõe a entrega de fruta em troca de um cigarro, apelando, assim, para o Dia Mundial Sem Tabaco. No que diz respeito à sensibilização para a prática da atividade física, haverá na Praça do Rosário, uma pequena zona com bolas de pilates para exercícios passivos de respiração.

Fará, também, parte desta iniciativa uma banca sob o tema “Livre de Dependências”, onde serão realizadas medições de monóxido de carbono, bem como experiências com uma “garrafa fumadora”, realizada pela Liga Portuguesa Contra o Cancro. Esta organização realizará, ainda, um jogo da glória com alguns cuidados a ter na exposição solar.

No sentido de trabalhar o lado emocional de uma mente saudável, a Câmara Municipal de Lagoa irá entregar um “calendário dos afetos”, com várias atividades para pais, filhos e toda a família realizarem, durante o mês de junho.

De lembrar que, o Dia Mundial Sem Tabaco é uma iniciativa dos estados membros da Organização Mundial da Saúde, que criaram uma campanha com o objetivo de chamar a atenção para a epidemia do tabaco e para as mortes que causa, informando o público sobre os perigos do uso do tabaco, as estratégias da indústria do tabaco e para o controle do tabagismo. Todos os anos, esta campanha visa informar as pessoas sobre o que podem fazer para ter uma vida saudável e proteger crianças, adolescentes e jovens das consequências devastadoras do tabagismo.

DL/CML

Categorias: Local

Deixe o seu comentário