Log in

ESL: Geocaching no Expolab

“OExpolab é um Centro Ciência Viva situado na cidade de Lagoa, na Ilha de S. Miguel, e tem como missão promover uma cidadania ativa apoiada no conhecimento científico. No Expolab é possível explorar vários temas científicos desde a biologia à física, testar novas tecnologias e até realizar experiências em verdadeiros laboratórios. É um lugar onde a ciência é abordada de uma forma apelativa e onde uma equipa de entusiastas procura, continuadamente, novas formas de comunicar ciência, sempre de maneira simples e divertida. Constituído por três laboratórios, duas salas de exposições, uma sala de módulos interativos, uma oficina Do’ing, uma TechRoom e vários espaços polivalentes, o Expolab é um centro onde, ao longo de todo o ano, decorrem exposições e várias atividades, como workshops, palestras, experiências laboratoriais, jogos e ateliers para todas as idades. O Expolab, da responsabilidade da Sociedade Afonso Chaves, integra a Rede Regional de Centros de Ciência dos Açores, financiado pelo Governo dos Açores, através da Secretaria Regional do Mar Ciência e Tecnologia”.

Desde o início das atividades deste Clube de Geocaching, que existe uma parceria e colaboração entre este Clube e o Centro de Ciência Viva: Expolab; tendo sido várias as atividades e projetos realizados em conjunto. Agora foi a altura de colocar esta entidade no “mapa” do Geocaching.

Durante os últimos meses os alunos e professores deste Clube, com a colaboração dos responsáveis deste Centro, organizaram e produziram, uma cache de Geocaching muito interessante e que se baseia em “ciência”, pois é uma “letter-box híbrida”, que leva o geocacher, que pretende “encontrar” esta cache, a visitar a totalidade do Expolab (utilizando um mapa e um conjunto de questões/ tarefas que existe no listing desta cache), realizando diversas e interessantes experiências e pesquisas. Assim e com base neste “jogo interativo” os geocacher´s ficarão a conhecer melhor as diversas potencialidades deste centro. No final encontrarão uma cache com “material” alusivo ao Expolab, entre o qual existe um “carimbo” e várias peças produzidas na impressora 3D existente no local. Registe-se que uma das primeiras atividades com os elementos que deram origem à criação deste Clube, foi a participação num “curso sobre Impressão 3D”.

Luis Filipe Machado e Marco Pereira
(Artigo publicado na edição impressa de março de 2019)

Os leitores são a força do nosso jornal

Subscreva, participe e apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CAPTCHA ImageAlterar Imagem